3779 1800

  

ADMISSÕES

INGRESSO

Não há exigência de conhecimento prévio da língua espanhola para matrícula no Colégio Miguel de Cervantes.

Para todos os alunos novos, a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, são oferecidas aulas adicionais, fora do horário escolar, de adaptação à língua espanhola ou à língua portuguesa – para ajudá-los a adquirir os conhecimentos básicos dessas disciplinas e acompanhar o currículo bilíngue e bicultural.

O calendário letivo é o brasileiro e o processo de ingresso está assim organizado:

1ª. Etapa: VISITA E/OU REUNIÃO VIRTUAL

O Colégio recebe novos alunos a partir do INFANTIL 3 (crianças que completam 3 anos até 31/03/ano de ingresso) até o momento de iniciar o 1º ano do ensino médio.

Tradicionalmente, para que as famílias conheçam o Colégio, organizamos eventos de apresentação com a equipe de direção e orientação pedagógica, nos quais  apresentamos nossa proposta. Contudo, neste momento atípico, tais eventos estão temporariamente suspensos e, para contornar a situação, estamos atendendo as famílias por telefone, WhatsApp e agendando reuniões virtuais e visitas às instalações.

Para agendamento, solicitamos fazer a inscrição em nosso site por meio do link AGENDE SUA VISITA.
As famílias que já conhecem o colégio podem dispensar essa visita e/ou reunião, se assim preferirem. 

A participação em ambos não é obrigatória e a ordem de participação na visita e reunião pode ser escolhida pelas famílias. A inscrição para vivência/sondagem pedagógica pode ser realizada a qualquer momento.

2ª. Etapa: INSCRIÇÃO PARA A VIVÊNCIA/SONDAGEM PEDAGÓGICA

Disponibilidade de vagas para 2022:
Não há disponibilidade para novas inscrições no 8º e 9º ano e 1º ano do Ensino Médio.
Lista de espera:  3º, 4º, 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, as inscrições entrarão em lista de espera para ingresso em 2022.

Documentos obrigatórios para participação no processo: 

1.Inscrição on-line: https://www.cmc.com.br/inscricao-admissao/
2. Preencher o Histórico Familiar de acordo com o ano do aluno (links abaixo)
3. Cópia da certidão de nascimento, RG e CPF do aluno em PDF
4. 1 Foto 3×4 colorida recente para documento com fundo branco digitalizada em JPEG (esta foto será utilizada para a carteirinha e documentação escolar do aluno no ano de ingresso)
5. Cópia do boletim ou relatório da escola atual em PDF
6. Cópia do RG e CPF dos pais/responsáveis em PDF
7. Informar no e-mail se a abordagem ou vivência será em português ou espanhol.
8. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 que poderá ser feito via depósito/transferência bancária. 

Todos os documentos (exceto a foto) devem ser enviados em PDF, por favor enviar cada documento em uma página.

Por favor, preencher o Histórico Familiar, links abaixo no rodapé, correspondente ao segmento no qual deseja ingressar.

Para realizar a inscrição, favor enviar os documentos por e-mail: admissoes@cmc.com.br.

Somente serão convocados por e-mail para a sondagem pedagógica ou vivência após o recebimento de todos os documentos e do pagamento da taxa de inscrição. 

3ª. Etapa: VIVÊNCIA/SONDAGEM PEDAGÓGICA

As atividades propostas para os candidatos ao Infantil 3, 4 e 5 e 1º ano do Ensino Fundamental são vivências lúdicas e sondagem do desenvolvimento social, cognitivo e motor. A partir do 2º ano do Ensino Fundamental, os alunos realizam atividades de Língua Portuguesa ou Língua Espanhola (conforme o país de procedência/escolarização) e Matemática.

Os candidatos inscritos serão convocados por e-mail em data próxima a sondagem.  Para 2022 as sondagens serão feitas de acordo com o indicado abaixo.

Sondagens para ingresso em 2022:

Infantil 3, 4, 5 – vivências serão realizadas virtualmente em  26 de outubro às 17h30.

Ensino Fundamental: 1º ano dia 27 de outubro, 2º ao 6º ano dias 20 de outubro e 17 de novembro, estas sondagens se realizarão presencialmente no colégio às 14h.

Ensino Fundamental 2 e ensino médio: 7º, 8º e 9º ano e 1º ano do Ensino Médio: 06 de outubro e 7º ano 10 de novembro, estas sondagens se realizarão presencialmente no colégio às 14h.

Para as inscrições a partir de 10 de novembro para as vagas remanescentes as sondagens se realizarão em fevereiro com início dos novos alunos 03 semanas após o início do ano letivo.

Resultado da sondagem: Em até 20 dias letivos, informado por e-mail.

Após o resultado da vivência/sondagem, em até 20 dias letivos, as vagas serão disponibilizadas de acordo com as matrículas e a disponibilidade.

4ª. Etapa: MATRÍCULA

Após os resultados da vivência/sondagem pedagógica, as orientações para dar seguimento às matrículas serão enviadas pela equipe de Relacionamento, contendo cronograma dos próximos passos para entrega de documentação complementar e valores a pagar.

Caso necessário, os pais poderão ser convidados para uma reunião individual com a Direção Pedagógica antes de receberem o convite para a finalização da matrícula.

Para informações adicionais sobre o processo de ingresso, por favor, não hesitem em nos contatar por meio do e-mail admissoes@cmc.com.br, pelo telefone ou WhatsApp 11 3779-1800.

Critério de disponibilização de vagas:
1º) Irmãos de alunos do Colégio Miguel de Cervantes.

2º) Filhos de ex-alunos.
3º) Candidatos procedentes de países de língua espanhola.
4º) Ordem da conclusão da inscrição para ingresso (entrega da documentação e pagamento da taxa).


2021 – Historico_familiar – Ed-Infantil

2021 – Historico_familiar – Ensino-Fundamental – 1-5

2021 – Historico_familiar – Fundamental  – 6-9 e Médio