O Projeto Cervantes Solidário, inaugurado em 2009, faz parte do Plano de Ação Social da Associação Colégio Espanhol de São Paulo, entidade mantenedora do Colégio Miguel de Cervantes, e está fundamentado nos princípios que norteiam sua missão institucional.

O projeto foi concebido com base na iniciativa da Associação em transcender a experiência educacional do Colégio e promover atividades educacionais, culturais, esportivas e recreativas, especialmente para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e/ou exclusão social.

Nós, do Cervantes Solidário, trabalhamos em parceria com as escolas EMEF Prof. Alípio Correa Neto, EMEI Prof. Antonio Carlos Pacheco e Silva e no CCA (Centro da Criança e Adolescente) Lar Jesus Maria José, próximos à comunidade Viela da Paz. Atendemos também os alunos do CCA S. Mateus (Jardim Jaqueline), ensinando música, dança espanhola, arte, cultura e oferecendo reforço escolar.

Nas instalações do Colégio Miguel de Cervantes é oferecido o curso de espanhol para alunos da rede pública de ensino. O curso é totalmente gratuito e inclui material didático. Em geral, 120 alunos são atendidos anualmente.

No Hospital Darcy Vargas, organizamos oficinas de instrumentos para as crianças com síndrome de Down e desenvolvemos o projeto TOCA (Tocar, Ouvir, Cantar e Amar), que leva alegria, por meio de atividades recreativas e musicais, às crianças internadas com diferentes patologias.

Uma nova parceria foi concretizada em 2018: trata-se da Cáritas Santa Suzana (Vila Santa Suzana), que faz a capacitação profissional dos nossos Jovens Aprendizes.

Essa ONG atende gratuitamente 218 alunos moradores da região do Paraisópolis e Jardim Colombo, na faixa etária de 7 a 18 anos.

Mantemos uma professora que, uma vez por semana, desenvolve atividades de arte, educação, leitura e cultura.

Nosso trabalho atende uma média anual de 1.400 crianças e adolescentes, seguindo uma trajetória de compromisso e solidariedade, sem nunca perder a esperança e a obstinação no ideal de contribuir para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e felizes.