Enfoques de Ensino e Aprendizagem

Por: Katia Regina Pupo | 3 de fevereiro de 2017.

Como parte do compromisso de inspirar a reflexão e renovar a prática docente, o Colégio Miguel de Cervantes ofereceu à equipe de professores do Ensino Médio, de 26 a 28 de janeiro, um curso de formação sob a responsabilidade do Bachillerato Internacional (IB). O curso Enfoques de Ensino e Aprendizagem foi ministrado pelo Prof. Marcos Zambrano, que veio de Guayaquil para aprofundar o conhecimento de nossa equipe dos princípios nos quais se baseiam o ensino e a aprendizagem no Programa do Diploma(IB).

A metodologia do Programa do Diploma incentiva o professor a focar no desenvolvimento de habilidades e explicitar suas intenções educativas nos planejamentos de aula para que haja uma progressão delas ao longo da escolaridade.

Segundo o documento de Enfoques de Ensino e Aprendizagem, cabe ao professor a tarefa sistemática de incentivar seus alunos a refletir sobre as diferentes formas que a equipe docente utiliza para ensinar-lhes no dia a dia. Indo além, é preciso também identificar entre as diferentes estratégias de ensino quais são as que melhor funcionam para cada um dos alunos.


Fotos: Katia Regina Pupo

Concluímos que é tarefa do professor auxiliar seus alunos a criar uma consciência metacognitiva que lhes permita ter mais controle de seus processos de aprendizagem e, consequentemente, melhor desempenho acadêmico.

Nas palavras da professora Cristina Lage, “o conteúdo do curso foi muito útil de forma geral, pois entendo os enfoques de ensino e aprendizagem como base para as nossas decisões como profissionais do ensino.”