Festival de Judô no Colégio Miguel de Cervantes
Evento reuniu mais de 100 judocas entre 3 a 12 anos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 4 de setembro de 2017.

O Festival de Judô do Colégio Miguel de Cervantes proporcionou aos participantes uma vivência lúdica e um preparo para o ambiente esportivo de competição. Passaram nos tatames do Colégio Miguel de Cervantes atletas dos colégios Santo Américo, Albert Sabin, escola El Miguelito e da academia Bodytech.

No festival os judocas puderam demonstrar suas habilidades aos familiares em rodadas que proporcionaram de duas a três lutas por atleta. Após o término das apresentações, todos receberam medalhas de participação.

A professora de judô do Colégio Miguel de Cervantes, Iluana Simões Hereth, que trabalha com crianças de 3 a 7 anos, afirma que o esporte no âmbito escolar atua na formação social, cognitiva e motora da criança. “Como principais benefícios, o judô visa à disciplina, à educação, ao respeito ao próximo, à organização, entre outras coisas. Pensando no desenvolvimento completo das crianças, vale ressaltar a melhora do equilíbrio, do reflexo, do raciocínio, da autoconfiança, do condicionamento físico, da capacidade de concentração e da memória. Ele também desenvolve nas crianças o senso de humildade e companheirismo. Por tudo isso, foi declarado pela UNESCO como o melhor esporte inicial e formativo a ser praticado por criança e jovens de 4 a 21 anos”.

Para Iluana, os festivais ajudam as crianças na superação de suas dificuldades. “Para muitas, o fato de estarem ali na frente dos pais já é uma batalha muito grande. Nesses eventos, que não têm caráter competitivo, as crianças aprendem a competir sem cobranças e, com isso, a lidar com as derrotas. É também uma oportunidade para as famílias curtirem esse momento juntas e um pilar para que o judô faça a diferença na vida das crianças, demonstrando que, indo muito além de um esporte competitivo, ele traz consigo uma filosofia de vida. Costumamos dizer que existem competidores de judô e judocas. Nestas o esporte fez a diferença na vida, e o meu objetivo com essas crianças é que se tornem judocas. Participar do festival é um dos degraus para se conquistar isso”, conclui Iluana. 

Já para o Sensei David Cunha de Almeida, do Colégio Santo Américo, o maior benefício da prática do judô é o trabalho de concentração e disciplina do aluno, que contribui para toda sua vida. Segundo ele, o festival é importante para o desenvolvimento da criança, pois proporciona interação com outros atletas e amplia o convívio. De acordo com David, a participação das crianças em festivais é importante no desenvolvimento como judoca. “Nas competições, elas irão treinar com pessoas diferentes e participar dos festivais desde cedo. Isso faz com que tenham um ganho técnico, além de poderem observar as atitudes de outras crianças e como elas treinam para aprender. O importante também no festival é o envolvimento da família, que apoia e incentiva a conhecer outras escolas e outros tipos de trabalho com o mesmo enfoque”, afirma David.

Veja as fotos em Álbuns relacionados.