EDUCAÇÃO INFANTIL

Semana da Criança
Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1º ciclo

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 6 de outubro de 2017.

Para homenagear nossos alunos, as equipes pedagógicas da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental prepararam uma programação especial na semana de 2 a 6 de outubro.

A segunda-feira começou com uma gincana animada para os alunos do 2º e 3º anos. Em meio às personagens de contos de fadas, interpretados pelas professoras, os alunos receberam enigmas desafiadores para resolverem. Na Educação Infantil, oficinas de cupcakes, massinhas e cantos divertidos animaram o dia dos pequenos.

Na terça e quarta-feira, para os alunos da Educação Infantil e 1º ano, os jogos recreativos tomaram conta de todo o ginásio poliesportivo. Circuitos criativos motivaram os alunos a mexer o corpo e aprender mais sobre hábitos saudáveis e sobre a boa convivência. Os alunos participaram intensamente das propostas. O 1º ano colaborou para a montagem e desmontagem das estações. As professoras incentivaram e cuidaram para que todos vivenciassem momentos de intensa alegria. Foram duas manhãs de aventuras idealizadas pelo professor de Educação Física, Felipe Máximo, e realizadas pelas professoras da educação infantil e 1º ano, pela professora Luciana Rocco e pelos estagiários do Dep. de Educação Física. Ao final as crianças receberam as medalhas de aventureiro especial por sua participação.

 

Durante a semana, os alunos do 2º e 3º anos do fundamental desfrutaram da tarde do sorvete, assistiram a uma aconchegante sessão de cinema e aproveitaram o ar livre para, fantasiados, confraternizarem em um delicioso piquenique. 

Na quinta-feira, as crianças foram recebidas no teatro do Colégio para a tradicional peça organizada pelas equipes de orientação e professores. Interpretada pelas equipes de professores, orientação e psicopedagogia da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ciclo, a peça A fada que tinha ideias*, de Fernanda Lopes de Almeida, adaptada por Denise Tonello, garantiu a diversão.

Na história, uma fada de dez anos quer revolucionar a forma de aprender as coisas e encoraja os demais personagens a encarar novas possibilidades e mudanças com alegria. Segundo a orientadora educacional Denise Tonello, a história propõe pensar que novas ideias são importantes, mas que também devemos preservar a memória e algumas tradições.

Veja todas as fotos da Semana da Criança em álbuns relacionados: Semana da Criança e Jogos Recreativos

*A fada que tinha ideias
Texto: Fernanda Lopes de Almeida – Adaptação: Denise Tonello.
Elenco: Narrador – Ana Maria Crispim ● Fada Mãe Coruja – Bartira RebelloFada Clara Luz – Talita Cuellar ● Estrela Cadente Vermelhina – Denise Tonello ● Relampozino – William da Rosa ● Professora Fada Luna, de Horizontologia – Isamable Ret ● Professor Astrogildo, de Modelagem de Nuvens – Felipe Máximo ● Coordenadora Fada Minerva – Gisela Esposito ● João – Maria Odete de Mattos ● Maria – Luciana Rocco ● Bruxa do João e Maria – Ione Cheberle ● Branca de Neve – Mônica de Lima ● Madrasta da Branca de Neve – Isabela de Souza ● Espelho Mágico – Danielle Ferreira ● Mãe da Chapeuzinho – Regina Maria Raineri ● Chapeuzinho Vermelho – Renata  Labonia ● Lobo Mau – Daniela Galhera ●  Heitor (Três porquinhos) –  Daniela Coelho ● Cícero (Três porquinhos) – Haleena Tomazini (Nina) ● Prático (Três porquinhos) – Luisa Galan ● Rainha das Fadas – Gisele Damasceno ● Fada do Meio-Dia, Conselheira da Rainha – Marinês Marques ● Fada da Madrugada, Conselheira da Rainha  – Suzana Bazan
Sonoplastia: Cássia  Bernardino
Cenário: Clei Muner, Juliana Castilhos, Fernanda Mônaco e Viviane Panegassi