Cervantíada 2017 do Ensino Fundamental
Em 21 e 22 de outubro, evento privilegia a atitude e o espírito esportivo

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de outubro de 2017.

As atividades esportivas da Cervantíada tiveram início em 21 de outubro. As equipes verde, vermelha, amarela, azul e laranja ocuparam todo o complexo esportivo do Colégio com entusiasmo e alegria.

A cerimônia de abertura dos jogos, que ocorreu no último sábado, dia 22, começou com as boas-vindas do chefe do Departamento de Educação Física, Eduardo Monfort, que agradeceu a participação dos alunos e familiares e ressaltou a relevância dos valores esportivos de respeito, tolerância, determinação e, sobretudo, amizade, estimulados em todas as aulas.

Na sequência, Eduardo apresentou o desfile das delegações, seguido pela entrada das bandeiras trazidas pelas alunas do grupo Sueños de dança espanhola, formado por alunas do Colégio e do projeto Cervantes Solidário.

Para o hasteamento das bandeiras, foram convidados como representantes da comunidade cervantina o chefe de estudos do Fundamental II e Ensino Médio, Juan Rivero Corredera, a psicopedagoga Ana Maria Crispim Miguel, a professora de Inglês, Dulce Junqueira Stoll Nogueira, e a professora de Língua Espanhola, Belén Sala Torres.

A chama olímpica foi trazida pelos alunos Mariana Barberis Poggi de Aragão, Rafael Kohl Gallo, Gabriela Machado Rey e Vítor Salles Ferraz da Silva Ribeiro. Para acender a pira olímpica, foram convidados os alunos que receberam o prêmio Fair Play na Cervantíada do Ensino Médio, Stefano Fakhouri Moretti e Juliana Kojin Guimarães.

Pela atitude esportiva exemplar e dedicação às atividades na disciplina de Educação Física, os alunos Lucas Almeida Provenzano e Heloísa Alonso Maimone foram convidados para recitarem o juramento do atleta.

A diretora-gerente, Lourdes Ballesteros Martín, declarou abertos os jogos, destacando que o evento da Cervantíada é consonante à missão do Colégio de formar pessoas felizes e responsáveis, com sólidos conhecimentos e valores, que possam ser agentes de transformação social em um mundo globalizado e multicultural. Lourdes parabenizou o Departamento de Educação Física e o de Atividades Extracurriculares por seu trabalho e organização dos jogos, pedindo aos alunos que durante o dia seguissem o exemplo dos colegas do prêmio Fair Play do Ensino Médio, Juliana e Stefano.

Durante todo o dia, os alunos do Ensino Fundamental I participaram de jogos semicooperativos, que visam a estimular e motivar a prática esportiva, sem ênfase na competição. Ao final dos jogos, todos os alunos são premiados. Os alunos do Fundamental II realizaram competições interclasses nas modalidades voleibol, handebol, futebol, dodgeball e basquete. Além disso, a exemplo da Cervantíada do Ensino Médio, concorreram ao prêmio Fair Play, que estimula a ética e a boa prática esportiva.

Veja todas as fotos em álbum relacionado: 2017 – Cervantíada