CIRANDAS E TROVAS INICIAM PROJETO DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Estimular os sentidos das crianças para o que vai ser aprendido torna o processo mais prazeroso e enriquecedor.

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 27 de fevereiro de 2014.


Fotos: Comunicação

Como parte do Projeto Trovas do 1º ano do Ensino Fundamental, e dando continuidade ao processo de alfabetização iniciada na Educação Infantil, o Colégio Miguel de Cervantes trouxe, dia 27 de fevereiro, a dupla: A Hora da História, que cantou e encantou as crianças com cirandas, trovas infantis e histórias tradicionais brasileiras.

Segundo a orientadora da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, Denise Tonello, a trova, por ser um texto curto e de fácil memorização, contribui para a alfabetização e tem um papel importante no desenvolvimento da escrita: “as crianças podem preocupar-se apenas em como escrever as palavras, já que o conteúdo da mensagem faz parte do seu repertório, em brincadeiras e jogos”.

Com cenário envolvente e colorido, a dupla de contadoras apresentou uma coletânea de cirandas, ao som de violão e instrumentos de percussão. Durante a apresentação, os alunos foram convidados a recitar e cantar parlendas e trovas.

Para a professora do 1º ano, Claudia Gamella, a sensibilização contribui para o trabalho que se desenvolverá ao longo do ano: “Trazemos para a sala de aula as cirandas apresentadas pela dupla e realizamos diversas atividades que estimulam a criança a analisar a estrutura da escrita.

Aproveitamos também para apresentarmos aos alunos o livro: Diga um Verso Bem Bonito!*, coletânea de trovas populares, que será utilizado durante o ano junto com o caderno: VAMOS TODOS CIRANDAR, material desenvolvido pelas professoras e confeccionado aqui na escola.”

*Diga um Verso Bem bonito! – Série na Panela do Mingau – NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA, Rosane. Editora Moderna,