Estudo do meio Biblioteca Parque Villa-Lobos

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental visitaram durante o mês de maio a Biblioteca Parque Villa-Lobos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 31 de maio de 2017.

Com acervo estimado em 26 mil itens, além de uma diversificada programação de oficinas de lazer e aprendizagem para todas as idades, a biblioteca comemorou, em abril deste ano, a cifra de 500 mil visitantes.

Em meio aos objetivos propostos pela equipe de professoras do 3º ano, um dos mais importantes é o de propiciar aos alunos o contato com uma biblioteca pública e sua função dentro da comunidade, conhecendo o funcionamento dessa biblioteca não convencional.

Para as professoras Gisele Damasceno e Bruna Maggion, essa proposta representa para os alunos o contato com a diversidade e reforça o estímulo à leitura. “O fato de ser uma biblioteca dentro de um parque e possuir uma programação de eventos nos dá a oportunidade de reforçar que a leitura está associada ao lazer. Pois acreditamos que a leitura passa pelo processo de prazer e abre um caminho para a imaginação”, afirmam Bruna e Gisele.

No dia 30 de maio, os alunos do 3º ano E chegaram ao parque e se reuniram para um lanche nos quiosques. A exploração do ambiente permitiu a apreciação das reproduções em cerâmica de obras de Portinari, como Menino com carneiro, Meninos soltando pipas, Papa-Vento, entre outras, o que rendeu uma conversa gostosa sobre as características do trabalho do artista. 

Depois de uma passada pelo Orquidário Ruth Cardoso e uma breve apresentação sobre a ex-primeira-dama do Brasil, os olhos de todos se encheram de cores na observação das várias espécies de orquídeas reunidas no espaço.

Na biblioteca, a visita monitorada mostrou aos alunos os diferentes espaços, a organização e a classificação do material.  Deslumbrados com o acervo e com as inúmeras possibilidades que a biblioteca oferece (por exemplo, um espaço lúdico e de entretenimento para todas as idades e necessidades), os alunos puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento das atividades, pessoas envolvidas, entre outras questões.

Na cafeteria, eles conheceram um mural decorado por meio de uma intervenção da artista plástica Vera Martins com o público do parque. Para a surpresa geral, no vídeo de apresentação do projeto, reconheceram a colega de classe Julia Nascimento Amendola, que participou da intervenção no dia.  (Veja o vídeo abaixo)

Após a visita, os alunos tiveram tempo livre para escolher a atividade que quisessem entre brincadeiras, jogos, leitura, pintura e dobradura.

Para a aluna Bruna Machado Camargo, a arquitetura e o ambiente foi o que mais chamou a atenção. “Foi muito divertido ir a uma biblioteca que tem um espaço natural e um espaço modificado. Também gostei muito do orquidário e aprendi que a professora Ruth Cardoso foi uma pessoa muito importante e muito inteligente”. Já Arthur Bruno El-Id quer explorar mais todos os recursos da biblioteca. “Nunca fui a uma biblioteca pública e foi a parte que mais gostei. Combinei com meu amigo de vir aqui no sábado para passar o dia, assistir a um filme, jogar e ler.”, conta Arthur. A aluna Fernanda Éboli Oliva Carvajal também adorou o passeio. “O que mais gostei foi a oca da biblioteca com os tatames, um bom lugar para relaxar. Eu também não sabia que havia em bibliotecas livros para deficientes visuais, e lá tem.”, complementa Fernanda.

Veja todas as fotos no álbum ao lado.