INSTITUCIONAL
32º Seminário Espanhol no Brasil
Por: Tatiana Maria de Paula Silva Fardo | 14 de abril de 2025
11 de abril – Abertura
No dia 11 de abril, ocorreu a abertura do 32º Seminário Espanhol no Brasil. Essa edição teveo Uruguai como país homenageado, o que trouxe uma rica contribuição cultural e acadêmica para o seminário.
No teatro, a mesa solene do evento contou com a presença da Embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, do embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, da Conselheira de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Yolanda Rodríguez García e do diretor geral do Colégio Miguel de Cervantes, Jorge Berné.
A palestra de abertura foi ministrada por Antoni Nomdedeu-Rull (Universidat Rovira i Virgili, Tarragona, Espanha), e teve comotema: El arte de enseñar un idioma con mil matices: competencias y desafíos del profesorado de español del futuro.
A apresentação abordou os desafios de ensinar o espanhol como uma língua multifacetada, explorando competências essenciais para os professores do futuro, desde o uso de diferentes ferramentas até a integração da inteligência artificial no ensino de ELE. Foi uma reflexão profunda sobre o papel do professor como guia no processo de aprendizagem autônoma e crítica do idioma. O palestrante trouxe exemplos práticos do uso de IA em sala de aula, demonstrando como essas tecnologias podem apoiar o desenvolvimento linguístico e a personalização do ensino. Além disso, contraindicou o uso de dicionários de uso comum no ensino de espanhol para alunos não nativos, explicando que muitas das definições apresentadas nesses recursos não alcançam o nível de especificidade necessário para atender às demandas de compreensão e aprendizagem desses estudantes.
Na sequência, foi anunciada a entrega dos prêmios do Concurso do Ano em Espanhol aos professores e representantes das instituições. O Concurso premia os melhores trabalhos desenvolvidos em diferentes níveis de ensino. Os ganhadores da edição de 2024 foram:
Categoria Ensino Fundamental II
Primeiro Lugar
Colégio Magno Mágico de Oz – Gisele Aparecida da Costa Silva
Segundo Lugar
FIEB Jardim Maria Cristina – Débora Salume
Terceiro Lugar
Colégio Darwin Central School – Adélia Evangelista de Souza
Categoria Ensino Médio
Primeiro Lugar
ECIT João Roberto Borges de Souza – Luan da Silva Santos
Segundo Lugar
Escola Barão do Rio Branco – Gloria Matallana Tobón
Terceiro Lugar
IFRN Campus São Paulo do Potengi – Maraísa Damiana Soares Alves
Categoria Centro de Línguas
Primeiro Lugar
CEL Scalamandré – Maria Alvina Queiroz de Lima
Segundo Lugar
Centro Cearense de Idiomas U. Caucaia – Raquel de Brito Cruz
Terceiro Lugar
CEL Polo São Miguel Paulistano – Priscila Chagas
Em homenagem ao país convidado do evento, foi inaugurada no foyer do teatro uma exposição com obras de sete artistas uruguaios, que estará aberta para visitação até o dia 30 de abril, mediante agendamento prévio com a secretaria da direção.
Entre os destaques da mostra estão Angeli Arregui, conhecida por suas delicadas aquarelas que retratam paisagens e emoções; Gabriela Kostesky, cujas obras unem passado e presente ao mesclar história, cultura e abstração; e Gino Bidart, que criapinturas de forte carga emocional e crítica social, marcando presença na arte contemporânea uruguaia.
A mostra apresenta ainda as obras sensíveis de Ieda Helal, que explora memória e identidade em aquarelas e acrílicos inspirados no cotidiano. Juan Muzzi exibe esculturas e pinturas vibrantes com influências geométricas e é também reconhecido por sua invenção da bicicleta feita com garrafas PET recicladas. Miren Edurne traz esculturas em terracota de formas orgânicas, unindo tradição e inovação, enquanto Roberto Giannecchini integra arte e tecnologia em criações com movimento e luz, incluindo instalações interativas e um mural permanente na Avenida Paulista.
A diversidade das obras reflete a riqueza e pluralidade cultural do Uruguai, ampliando a experiência dos participantes além do campo acadêmico.
A noite foi encerrada com um elegante coquetel musical, com apresentações da cantora Fernanda Minari Ouro e do guitarrista Arnaldo Ferreira Ouro Junior, que proporcionaram um momento de confraternização e celebração entre os participantes do evento.
Dia 12 de abril – 32º Seminário Espanhol no Brasil
Durante todo o sábado, 12 de abril, o 32º Seminário Espanhol no Brasil reuniu professores, pesquisadores e entusiastas do ensino de espanhol como língua estrangeira. O encontro, que já é referência na área, proporcionou um espaço dinâmico que estimulou o compartilhamento de experiências, reflexões pedagógicas e avanços metodológicos, reforçando a importância do espanhol no cenário educacional brasileiro e latino-americano.
A palestra inaugural foi proferida pelo professor Mauricio José de Vasconcellos Zeballos, da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidad de la República (Montevidéu, Uruguai).. Em sua apresentação, intitulada “O Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) e sua presença no Uruguai: o caso da Universidade da República”, o professor abordou a trajetória do ensino de espanhol para não hispano-falantes no contexto uruguaio.
Embora o espanhol tenha sido instituído como língua oficial de instrução desde os primórdios da formação nacional, o reconhecimento da necessidade de ensinar a língua a estrangeiros e migrantes ocorreu apenas mais recentemente. Desde o final da década de 1990, a Universidade da República tem desempenhado um papel essencial no fortalecimento do ensino de ELE, especialmente no cenário de integração regional promovido pelo MERCOSUL.
Na sequência, a Conselheira de Educação da Embaixada da Espanha, Yolanda Rodríguez García, apresentou um panorama das ações do escritório de educação em apoio ao ensino do espanhol. A fala destacou projetos desenvolvidos ao longo dos últimos anos e apontou as diretrizes para as futuras iniciativas no fortalecimento do idioma como ferramenta de integração e intercâmbio cultural.
Ao longo do dia, o evento reuniu mais de trinta palestras, que trouxeram reflexões e experiências sobre temas variados, como “A competência digital para professores de ELE: objetivos, procedimentos e ferramentas”; “Clássicos populares e sua abordagem em sala de aula”; “Estratégias de leitura aplicadas a romances hispano-americanos na licenciatura em Letras”; “Sala de aula bimodal ou Hyflex: uma realidade cada vez mais próxima”, entre outros.
Essas discussões evidenciaram a riqueza e a diversidade de enfoques no campo do ensino de espanhol como língua estrangeira, promovendo trocas valiosas entre profissionais de diferentes regiões e instituições.
Ao final do evento, foram sorteados presentes aos participantes.

- Foto: Marina Savioli
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- Foto: Ruan Santos
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