Grupo Gestor de Sustentabilidade
O Grupo Gestor de Sustentabilidade em parceria com o Instituto Reconectta convida professores e funcionários para participarem da Formação Especializada em Educação para Sustentabilidade.
Data: 3 de março de 2018
Horário: das 10h às 13h
Local: Auditório do Colégio Miguel de Cervantes
A formação tem como objetivo apresentar as principais características da Educação para Sustentabilidade, sua conexão com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e as competências requeridas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de oferecer ferramentas para que os educadores – professores e funcionários administrativos – a incorporem em seus projetos e na rotina escolar.
As vagas são limitadas e, para que possamos viabilizar a representação de todos os segmentos, foram disponibilizadas da seguinte forma:
Educação Infantil e 1º ano do Fundamental – 10 vagas
Ensino Fundamental I 1º ciclo – 10 vagas
Ensino Fundamental I 2º ciclo – 10 vagas
Ensino Fundamental II 3º ciclo – 10 vagas
Ensino Fundamental II 4º ciclo – 10 vagas
Ensino Médio – 10 vagas
Funcionários administrativos – 20 vagas
Inscreva-se pelo e-mail sustentabilidade@cmc.com.br indicando o ciclo no assunto.
Programação:
10h às 11h15
Palestra Educação para a Sustentabilidade no Ensino Básico: características e possibilidades em associação com os ODS e a BNCC.
Tema: Apresentar as principais características da Educação para a Sustentabilidade de acordo com os parâmetros e expectativas da UNESCO, adaptados para a realidade brasileira. Esclarecer os principais pontos de sinergia entre o trabalho com sustentabilidade no ensino básico e as possibilidades apresentadas pelos ODS e a nova BNCC, ampliando e alinhando a visão e a capacidade de criação de programas, projetos e planos de aula interdisciplinares e transformadores do espaço e das pessoas.
11h15 às 11h30
Coffee Break
11h30 às 13h
Atividade em grupo: Construção de um diagnóstico amplo e coletivo de todos os projetos já desenvolvidos no Cervantes com foco nos ODS, permitindo o compartilhamento do conjunto de atividades e estimulando possibilidades complementares e interdisciplinares.