ENSINO FUNDAMENTAL II

Concurso de Contos Picasso: mão erudita, olho selvagem
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental criam histórias com inspiração nas obras do pintor espanhol

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de novembro de 2016.

Durante o mês de agosto, a orientação pedagógica do Ensino Fundamental II propôs aos alunos de 9º ano uma visita à exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem, que esteve no Instituto Tomie Ohtake de 22 de maio a 14 de agosto. Mais do que apurar o olhar e conhecer aspectos da obra de um dos gênios da arte, a visita ao museu estimulou a reflexão e a fruição significativa da arte, do artista ícone do movimento cubista e do universo social que envolve sua representação de mundo.

Por meio da visita, as professoras Rocío de Simón Eiras, da disciplina de Cultura espanhola, e Patrícia Varela González, de Língua espanhola, propuseram aos alunos uma série de atividades, as quais incluíam a elaboração de um conto ficcional inspirado em uma das obras de Picasso escolhidas por eles.

Segundo as professoras, a proposta tinha por objetivos estimular a criatividade, valorizar a escrita como exercício criativo e estabelecer relações entre a produção escrita e a vivência dos alunos, conferindo um significado a essa produção. Ao final, elas receberam excelentes histórias.

A comissão julgadora – formada pela diretora-gerente, Lourdes Ballesteros, pelos chefes de departamento José Cabrera Muñoz, de Cultura Espanhola, Jorge Pedrosa Ruas, de Língua Espanhola, pela orientadora educacional Valéria Ribeiro da Silva Graziano e pelas professoras Rocío e Patrícia – escolheu os três melhores textos.

No dia 17 de novembro, os três finalistas – Sabrina Padovani Theodoro, do 9º A, Rosário del Mar Esmeralda Muñoz García, do 9º B, e Pedro Nunes Maricato Zaniolo da Costa, do 9º D – foram convidados ao escritório da diretora-gerente, onde foram recepcionados com um delicioso café da manhã. Durante o encontro, Lourdes e as professoras anunciaram o ganhador.


Fotos: Silvio Luiz Canella

A aluna Sabrina escreveu um conto versando sobre o tema da violência doméstica contra a mulher. Ela disse que elegeu o quadro Dos mujeres corriendo por la playa porque havia lido uma reportagem sobre uma mulher contado a respeito dos abusos que sofria em casa. “Eu havia lido a reportagem recentemente e quando vi o quadro das mulheres imaginei escrever algo sobre liberdade”, conta a aluna.

Já o aluno Pedro Nunes, que gosta muito de escrever, ficou sensibilizado com o quadro El Último Espectáculo de un Arlequín. Ele conta que o quadro o impactou e o deixou curioso, motivando-o a pesquisar sobre a obra e a compor elementos para o seu conto.

Já Rosário, que se interessa por arte e se destaca em música, viu no pequeno cartaz Proyecto para cartel de carnaval a possibilidade de desenvolver uma história interessante com o personagem do palhaço estampado no cartaz. “Eu já imaginei uma história quando vi o cartaz e fiquei motivada a criar com base numa imagem simples, que só tinha como elemento um personagem e o número 1900”, explica Rosário.

Ao final do encontro, os finalistas conheceram o ganhador do primeiro lugar. Pelas mãos das professoras e da diretora Lourdes, receberam os prêmios, as gravuras e um livro sobre as obras do artista.

Segue o resultado:

Finalistas:
Sabrina Padovani com Dos mujeres corriendo por la playa
Rosário del Mar Muñoz com Proyecto para cartel de carnaval

1º lugar: Pedro Nunes com o conto El Último Espectáculo de un Arlequín

Veja nos anexos as produções dos alunos.

El Último Espectáculo de un Arlequín

Dos mujeres corriendo por la playa

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.