Hoje nossos alunos precisam romper fronteiras físicas e de pensamento, ter uma diversidade linguística e experiência de vida em outros países que lhes permitam analisar e atuar de forma positiva em um mundo cada vez mais exigente e diverso.

Com o avanço da tecnologia, a queda das barreiras comerciais e a integração de mercados e nações, tornou-se possível que indivíduos e empresas em todo o mundo se interconectassem de forma rápida e barata. Devido a essas mudanças, o mundo profissional está cada vez mais exigente. Por isso, nossos alunos precisam se preparar cada dia mais para acompanhar as demandas desse novo mercado. Falar diferentes idiomas já não é um diferencial: hoje o que se busca é um profissional e cidadão com competências e habilidades que lhe permitam atuar com responsabilidade, autonomia e que entenda que culturas e costumes diferentes devem ser respeitados como base para um futuro de sucesso, para o qual uma experiência internacional é algo cada vez mais valorizado. Além de desenvolver habilidades como proatividade, liderança, persuasão e gerenciamento de conflitos entre pessoas, ter uma experiência no exterior estimula a saída da zona de conforto e o enfrentamento da pluralidade de cada indivíduo de forma coerente e natural, propiciando melhor formação cidadã e profissional.

Atento a essas transformações globais, o Colégio Miguel de Cervantes oferece dois diplomas internacionais, o Bachillerato espanhol e o Programa de Diploma do IB (International Baccarolaureate), possibilitando que seus alunos tenham experiências no exterior.

Como consequência, a escola conta com um departamento destinado à internacionalização, oferecendo a seus alunos todo o suporte e orientação necessários para ingressar em uma boa universidade estrangeira ou simplesmente ter uma experiência no exterior, ainda que de curta duração. Dessa forma, para continuar inovando e reforçando um dos fundamentos de sua proposta educacional, o ensino personalizado, a principal missão do Departamento de Relacionamento Acadêmico Internacional é facilitar o acesso a informações precisas e atualizadas sobre as oportunidades de estudo e vivências pelo mundo.

A coordenação do Departamento de Relacionamento Acadêmico Internacional tem os seguintes objetivos específicos:

  • Aconselhar os alunos, de acordo com os seus interesses, capacidades e competências, a encontrar a universidade que melhor se adeque ao seu perfil, objetivos e necessidades;
  • Oferecer-lhes informação sobre carreiras e mercado de trabalho;
  • Orientá-los sobre os processos de admissão na universidade de interesse;
  • Apoiá-los com relação à documentação, solicitação aplicação, matrícula etc.;
  • Orientá-los na elaboração de cartas de apresentação, entrevistas etc.;
  • Fornecer-lhes documentos oficiais da escola e cartas de recomendação;
  • Estabelecer contato com instituições universitárias que possam ser do interesse dos nossos alunos;
  • Compartilhar informações sobre os diferentes sistemas educacionais e programas de bolsas;
  • Elaborar um cronograma de trabalho personalizado, desde a revisão dos requisitos até a finalização da matrícula;
  • Gerenciar e revisar as notas de corte;
  • Oferecer intercâmbio para alunos a partir do 6º ano.

Nosso desejo é oferecer-lhes uma maior interação com a comunidade internacional para troca de experiências, bem como proporcionar um leque mais amplo de oportunidades de vida.

Dessa forma, o desafio é preparar nosso aluno não só na parte linguística, mas também nas competências e habilidades necessárias para uma jornada global, ou seja, desenvolver no aluno a multiculturalidade e preparo para lidar com a resolução de demandas complexas da vida cotidiana, sejam elas acadêmicas, profissionais ou pessoais.

 

Relações Acadêmicas Internacionais

Maria Cibele González Pellizzari Alonso

Telefone/WhatsApp: 3779 1855

E- mail: rrii@cmc.com.br

 

Para agendar uma reunião: https://calendly.com/cibele-alonso