Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras – 2017

 

Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio se encontraram no dia 19 de abril para a divertida competição

 

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |19 de abril de 2017.

 

Mais de 200 alunos do Colégio se encontraram para a desafiadora competição, que envolve habilidades de lógica e raciocínio. É o segundo ano no qual o Colégio participa da competição, e a adesão este ano superou a do ano passado.

 

Em grupo, os alunos fazem uso da matemática para resolverem as questões da prova da Olímpiada Matemática Sem Fronteiras, que tem por objetivo encorajar a cooperação, a organização e a iniciativa pessoal, o que favorece a participação de alunos com diversas habilidades, e não só daqueles que se destacam na disciplina de matemática.

 


Fotos: Silvio Luiz Canella

 

A Olímpiada Matemática Sem Fronteiras, MSF, é a edição brasileira da competição criada em 1990, na França. O evento visa estimular a imaginação, a racionalização e o desafio frente a problemas cotidianos.

 

Atualmente, mais de 30 países, como Áustria, Canadá, EUA, China, Egito, Rússia, Itália, entre outros, participam da competição.
O MSF propõe diversos tipos de provas: a de Nível Básico, para os estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental, com 8 questões, e as de Nível Júnior e Sênior, com 13 questões. Os alunos de 7º e 8º anos respondem até a questão número 9, os alunos de 9º ano até a décima e assim sucessivamente. A cada ano, uma questão a mais é acrescentada ao desafio, finalizando com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, que respondem a todas as 13 questões propostas.

 


Fotos: Silvio Luiz Canella