3º encontro de Orientadores do Ensino Médio
Encontro discutiu BNCC e a reforma do Ensino Médio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 17 de agosto de 2017.

Em 16 de agosto, o Colégio Miguel de Cervantes foi sede do 3º Encontro de Orientadores do Ensino Médio, que contou com a presença do Prof. César Callegari, membro do Conselho Nacional da Educação, presidente da Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ex-secretário de educação do município de São Paulo.

Mais de 30 representantes das principais escolas particulares de São Paulo se reuniram para ouvir e debater com o professor Callegari sobre a nova BNCC e a reforma do Ensino Médio.

Durante o encontro, Callegari agradeceu o convite e reforçou a importância de encontros de reflexão e debate sobre as mudanças educacionais para a contribuição nas decisões tomadas no processo de elaboração das bases.

Callegari afirmou que o principal desafio do Conselho Nacional é materializar a premissa constitucional que garante o direito ao ensino de qualidade. Ele destaca que é necessário definir com clareza quais são os conhecimentos fundamentais que crianças e jovens em diferentes momentos da sua trajetória educacional devem realizar. Ele destaca que, embora as primeiras versões da base contemplassem o Ensino Médio, a última versão, que deverá ser entregue no final de 2017, será da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Segundo ele, as reformas previstas para o Ensino Médio ainda precisam ser debatidas e reorganizadas para garantir a efetiva melhoria no ensino no país.