23/03/2018 – Canguru de Matemática

INSTITUCIONAL

Canguru de Matemática 2018
Em 17 de março, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio participaram da prova no Colégio Miguel de Cervantes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 19 de março de 2018.

Os alunos do Colégio Miguel de Cervantes participaram da competição internacional Canguru de Matemática, da qual estudantes de todo o mundo participam, aplicando conhecimentos de lógica em suas mais variadas abordagens.

Aberta para estudantes de 7 a 18 anos, a instigante competição colabora para que os participantes avaliem suas habilidades matemáticas. A prova é composta por 25 a 30 questões de múltipla escolha e deve ser realizada em no máximo 90 minutos. Os alunos a realizam na própria escola e com seus professores.

As questões são elaboradas com o objetivo de estimular o gosto pela matemática como uma atividade intelectual desafiadora, mostrando que ela é interessante, útil e divertida.  Aplicada no Brasil desde 2012, a cada ano ela cresce e se consolida. Em 2017, mais de 280 mil estudantes brasileiros fizeram as provas da Canguru. Neste ano, no Cervantes, 186 alunos realizaram a prova.

Para as alunas Beatriz Felicissimo Junqueira, Clara Maria de Souza Adamo e Fernanda Faria Gabrielli, do 6º B do Ensino Fundamental, participar da competição é muito interessante. “Eu já havia feito a prova no ano passado. Acho a experiência muito boa e muito adequada aos conteúdos que aprendemos em sala de aula”, comenta Beatriz. “Eu não gosto muito de matemática, mas gosto de participar da competição. Acho a prova da Canguru divertida e diferente, nela temos mais liberdade e não precisamos justificar tanto os resultados”, comenta Clara. “A prova é interessante porque temos que aplicar mais a lógica, e as aulas de matemática do Cervantes preparam muito bem os alunos para a competição”, conclui Fernanda.

A Canguru de Matemática acontece em mais de 50 países. Apesar de ser uma competição regulamentada em âmbito internacional, cada país tem liberdade de adequar a data, o tempo e até o tipo de premiação. No Brasil, cada escola recebe os resultados de seus estudantes e não há comparação entre escolas. Todos os anos, nos meses de outubro e novembro, são realizados encontros nos quais comissões de vários países se reúnem para montar as questões das provas.

Saiba mais: http://www.cangurudematematicabrasil.com.br/

 

Páginas relacionadas

Agende uma visita

26/01/2026
Segunda-feira Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 das 09:30 às 10:30