ENSINO FUNDAMENTAL I

Posse dos representantes de classe do Ensino Fundamental I
Cerimônia do dia 3 de abril marca o início da representação de classe 

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 3 de abril de 2018.

Durante todo o mês de março, os alunos do Ensino Fundamental I fizeram suas campanhas embasados nos preceitos trabalhados pelos professores sobre o exercício da representação de classe e eleição democrática.

As eleições ocorreram de 26 a 28 de março, em sala de aula, por intermédio do programa ApertaQuem, um software livre que proporciona a visualização muito semelhante à de uma urna eletrônica real, utilizado desde 2013 pelas professoras.

No dia 3 de abril, o auditório recebeu os eleitos a representantes de sala do Ensino Fundamental I para a cerimônia de posse. Participaram da solenidade a diretora pedagógica, Amélia do Rosário M. F. Salazar, o chefe de estudos, César Bardillo Ramos, as orientadoras do Ensino Fundamental I, Denise Milan Tonello e Maria Cecília S. Grecco de Marcílio, e as professoras Camila Moura Almendro Kagaya, Flávia Daniela Trzoscki, Claudia Lemos da Silva e Patrícia Martinez.

A diretora Amélia parabenizou os alunos e falou da responsabilidade da representação de classe e da importância de colocar os interesses do grupo acima dos pessoais. O chefe de estudos, César, também felicitou a todos e apresentou um vídeo produzido por ele ressaltando as principais características dos representantes, como elaborar propostas para o bem comum, saber escutar e ter empatia.

Na sequência, as orientadoras parabenizaram os alunos em nome de todos os professores, explicaram o significado do ato de cerimônia de posse e convocaram os alunos para a primeira reunião. Ao final da cerimônia, os representantes assinaram o documento de posse e receberam uma homenagem simbólica de toda a equipe pedagógica.

Representantes de sala do Ensino Fundamental I:

2ºA Luiza Carmo Castanho e Olívia Camussi –  2ºB Ana Clara Valerio Coelho e Carollina Nachif Athayde – 2ºC Ana Gabriela Mira Mélega e Felipe Sack – 2ºD Fernanda Quiterio Pontes e Gabriel Machado Pavão – 3ºA Fabio Kruger Cabar e Rafael Mitre Aidar Carneiro Issuani – 3ºB Manuela Roche Rebello Horta e Gabriel Correa Figueiró – 3ºC Lorena Esposito Aldworth e Olivia Figueiredo Salgueiro – 3ºD Pedro do Amaral Gurgel Shiguematsu e Joanna Ramires Buk – 3ºE Matteo Console Andreotti e Eduardo Driemeier Cardoso – 4ºA Maria Klingelfus Ganme e Naomi Noguchi – 4ºB Pedro Taveira Lira e Catarina Rosa Godoy – 4ºC Antonio Rosa Borges Pizzamiglio e Valentina Moreira Lima Lage Brandão – 4ºD Antonio Sícoli Munhoz e Antonio Santin Rivas – 4ºE Ana Beatriz Ramos de Barros Saraceni e Fernanda Éboli Oliva Carvajal – 5ºA Isabella Ambrozano e Júlia Silva Djahjah – 5ºB Lucas Rocha Pollo e Manuela Massis Tamura Gomes – 5ºC Manuela Coppola Gomes dos Santos e Matteo Dall’Olio Duarte – 5ºD Bruno Borges de Carvalho Ritondaro e Guilherme Bassetti D’Elia