TECNOLOGÍA EDUCATIVA

VIII Fórum de Internet do Brasil
4 a 7 de novembro, na Universidade Federal de Goiás

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 14 de novembro de 2018.

O Colégio Miguel de Cervantes participou do VIII Fórum de Internet do Brasil, realizado de 4 a 7 de novembro, na Universidade Federal de Goiás. A assessora de tecnologia educacional Grace Kelly Gonçalves* foi convidada para representar a Comunidade Científica e Tecnológica do painel de debate sobre o tema “Formação de Professores: Integração entre a orientação sobre o uso seguro e responsável da internet e as práticas educacionais cotidianas”.

Em meio aos diversos temas abordados no workshop, a assessora falou sobre a importância de integrar a tecnologia como um instrumento a ser aprendido e pesquisado pelo professor. Grace ressaltou que a construção coletiva de conhecimento é um processo facilitado pelo uso da tecnologia, mas que deve permear o universo do professor e do aluno de forma que os dois sejam agentes ativos dessa construção. Ela destacou a importância da orientação da comunidade escolar no uso seguro e responsável da internet.

O Fórum da Internet no Brasil, que antecede o IGF (Internet Governance Forum) brasileiro, é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011, consistindo em uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global da Organização das Nações Unidas.

Por meio do Fórum, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanhar e opinar sobre questões relevantes para a consolidação e expansão da Internet no Brasil.  

Durante os quatro dias do evento, a programação contou com diversos workshops e sessões plenárias temáticas. Segundo Grace, essa atividade visa a contribuir para uma rede cada vez mais diversa, universal e inovadora, que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos, da privacidade, tal como apresentados no decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet.

Assista à transmissão do painel em: https://www.youtube.com/watch?v=N0qMGicFiKw

*Grace Kelly Gonçalves é especialista em Tecnologia Educacional desde 2006, bacharel em Sistemas de Informações, MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação em Sustentabilidade pelo Laboratório de Sustentabilidade da USP e pós-graduanda em Computação Aplicada à Educação pela USP. Membro da Comissão de Educação Digital da OAB/SP (desde 2016). Autora da fanpage Tecnologia Educacional e Sustentabilidade (https://www.facebook.com/TESustentavel/), professora de Inovações Tecnológicas e palestrante em projetos sociais.