Programa Cervantes Solidário Aberto

O Programa Cervantes Solidário desenvolve, há mais de 15 anos, trabalhos para que crianças e adolescentes do entorno do colégio, por meio das entidades parceiras, ampliem seu desenvolvimento pessoal recorrendo à educação, música, esporte, brincadeiras, leitura, dança, teatro e língua espanhola.

O programa oferece aulas e oficinas para centenas de crianças e adolescentes em entidades vizinhas, com a equipe de professores especializados.

Os pais e familiares podem realizar trabalho voluntário pro bono, isto é, doando uma hora da especialidade na qual mais têm expertise.

Também é possível se engajar nas Campanhas de Arrecadação que acontecem no decorrer do ano:

  • Arrecadação de Livros – abril e maio
  • Roupas e Agasalhos – maio e junho
  • Brinquedos – setembro/outubro
  • Alimentos – novembro

Estamos abertos a novas ideias e convidamos toda a comunidade cervantina para participar do Programa, sejam alunos, ex-alunos, pais ou familiares.

Você pode entrar em contato conosco pelos canais de comunicação do colégio ou diretamente pelo e-mail cervantes.solidario@cmc.com.br.

Venha com a gente engajar e apoiar o Programa Cervantes Solidário!

Entidades Parceiras

Centro da Criança e do Adolescente – Cáritas Santa Suzana

A Cáritas Santa Suzana atua na área socioassistencial, promovendo a educação de crianças e a capacitação profissional de adolescentes, jovens e adultos por meio de cursos, programas e projetos de apoio escolar, desenvolvimento da cidadania, capacitação e colocação profissional. As atividades acontecem no contraturno escolar, como práticas esportivas, oficinas de linguagem, arte-educação, contação de histórias musicadas, entre outras.

A Cáritas de Santa Suzana recebe os nossos alunos, que são trabalhadores voluntários nas atividades de reforço escolar, recreação infantil e assistência aos professores.

Além disso, atende cerca de 350 alunos por ano em seus programas regulares e oferece refeições aos atendidos.

Os serviços oferecidos são totalmente gratuitos.

Saiba mais sobre a entidade em

https://www.caritassantasuzana.org.br/

Telefone: (11) 3501-4491 – Responsáveis: Cristina ou Neusa.

Centro da Criança e do Adolescente Lar Jesus Maria José

O Lar Jesus Maria José recebe regularmente 140 crianças, de 6 a 14 anos, para atividades socioeducativas, tais como musicalização, esporte, teatro, informática, entre outras. As atividades acontecem no contraturno escolar e as crianças também recebem refeições no local.

Saiba mais sobre o Lar Jesus Maria José em:

https://www.carmelitasmensageiras.org.br/portfolio-items/lar-jesus-maria-jose/

Telefone: (11) 97220-2224 – Responsável: Irmã Isabela

Escola Municipal de Ensino Infantil Professor Antônio Carlos Pacheco e Silva

A EMEI Pacheco é uma escola da prefeitura do município de São Paulo de Educação Infantil. Atualmente, atende 240 crianças de 3 a 5 anos. Está localizada no bairro Taboão.

Você pode saber mais sobre a EMEI Pacheco em:

https://m.facebook.com/profile.php?id=166808740115712

http://eolgerenciamento.prefeitura.sp.gov.br/frmgerencial/menuescola.aspx?Cod=000213

Telefone: (11) 5844-8902 – Responsáveis: Sueli ou Mônica

Organização da Sociedade Civil Casa da Paz

A Casa da Paz é uma organização da sociedade civil localizada em Embu-Guaçu. Atualmente, atende 60 crianças propondo diversas atividades socioeducativas, como musicalização infantil, recreação, consciência ambiental, meritocracia, entre outras. As atividades são oferecidas no contraturno escolar e são ofertadas refeições a todos os atendidos.

Saiba mais pelos seguintes contatos:

https://www.casadapaz.org.br/home.html

E-mail: contato@casadapaz.org.br

Telefone: 4661-3467 – Responsáveis: Simone ou Cinthia

CCA Santa Mônica – ASA (Associação Santo Agostinho)                                                                                                         

O CCA Santa Mônica, administrado pela Associação Santo Agostinho – ASA, é uma organização da sociedade civil localizada no bairro Caxingui. Atualmente, atende 96 crianças e adolescentes propondo várias atividades socioeducativas, como musicalização, recreação, informática, consciência ambiental, entre outras. As atividades são oferecidas no contraturno escolar e são ofertadas refeições a todos os atendidos.

Saiba mais pelos seguintes contatos:

https://asatransforma.org.br/asa/

Telefone: 11 98947-9086 com Igor

E-mail: faleconosco@asatransforma.org.br

EMEF Professor Alípio Correa Neto

A Escola Municipal Ensino Fundamental Alípio é administrada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo. Atualmente possui 502 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II.

Saiba mais pelos seguintes contatos:

https://eolgerenciamento.prefeitura.sp.gov.br/frmgerencial/menuescola.aspx?Cod=000191

E-mail: emefacneto@sme.prefeitura.sp.gov.br

Telefone: 5845-0121– Responsável Ricardo

Organização da Sociedade Civil ADUS

O ADUS atua em favor da reintegração de pessoas em situação de refúgio. São oferecidos serviços de orientação jurídica, capacitação e intermediação em parceria com empresas para colocação profissional e ensino de português. O ADUS criou o projeto “Nós, o Mundo”, uma escola de idiomas que promove cursos de francês e espanhol com professores refugiados.

O objetivo da escola é proporcionar a união de culturas e uma aprendizagem mais inclusiva, justa e igualmente vantajosa para alunos e professores. Por isso, nosso foco – alinhado a modelos contemporâneos de aprendizado – é voltado para a conversação.

Saiba mais sobre a entidade por meio dos contatos abaixo:

https://adus.org.br/#

E-mail adus@adus.org.br

Telefones: (11) 3225-0439 | (11) 94744-2879 – Responsáveis: Creita ou Candela

Organização da Sociedade Civil Rosalía de Castro

A organização social Rosalía de Castro apoia pessoas idosas oferecendo ações integradas de reabilitação, garantia do acesso ao conhecimento dos direitos socioassistenciais e também serviços sociais de apoio à saúde.

Saiba mais em:
@rosaliacsp
Telefone: (11) 5549-1600

Voluntariado Educativo

Os nossos alunos do Ensino Médio da disciplina de CAS (Criatividade, Atividade e Serviço), do Programa do Diploma IB, tal como os participantes do Programa de Formação Ampliada, atuam no Programa Cervantes Solidário, por meio do Voluntariado Educativo. O programa potencializa o engajamento, conhecimento e novas experiências por meio de um trabalho voluntário que faça parte do Voluntariado Educativo.

O Voluntariado Educativo oferece e realiza ações planejadas e direcionadas, pontuais, perenes ou pro bono, que possam ser integradas ao currículo escolar.

O objetivo é desenvolver estudantes conscientes das diferentes realidades existentes, possibilitando o aprendizado recorrendo à diversidade e às vivências. Ao mesmo tempo, visamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e idosos que passam por situação de vulnerabilidade social.

2023 é um ano desafiador. Ao mesmo tempo em que estamos consolidando novos conceitos e estratégias de atuação, temos a missão de integrar, cada dia mais, as etapas de ensino ao Programa Cervantes Solidário, possibilitando aos alunos, desde pequenos, a conexão de saberes e vivências tanto por meio de projetos pedagógicos direcionados quanto pelo Voluntariado Educativo.

Quer conversar, apoiar, se engajar, dar ideias e/ou saber mais?
Entre em contato com a equipe do Programa Cervantes Solidário pelo e-mail cervantes.solidario@cmc.com.br ou pelo nosso WhatsApp.