ENSINO FUNDAMENTAL I

Encontro com indígenas Fulni-ô

Integrantes do povo nativo vieram ao Colégio para apresentar sua cultura

Por: Matheus Kruger Crivelari I 1º de junho de 2022.

Os alunos de 2° e 3° anos do Ensino Fundamental I tiveram a oportunidade de conhecer, na última quinta-feira (2/6), nativos indígenas Fulni-ô. Seis representantes do grupo indígena compareceram: Thafiá, Tsaka, Yasi, Thakayowá, Thaf´kexya e Tohyane. Sob orientação do professor de Artes William Rosa, os estudantes foram apresentados a cantos e danças típicas, além de terem aprendido a confeccionar pulseiras e colares. Eles também puderam esclarecer suas dúvidas a respeito da cultura dos Fulni-ô.

A atividade, proposta pela professora de teatro Carolina Soledad, teve como objetivo retratar a realidade dos povos indígenas, principalmente dos Fulni-ô, e expandir o conhecimento dos jovens sobre cultura nativa. Para os alunos, que não têm muito contato com tais culturas, é importante ressignificar paradigmas e salientar a existência de diferentes formas de viver. Ademais, as crianças ampliam o entendimento sobre os povos nativos brasileiros.

O grupo indígena dos Fulni-ô é oriundo das proximidades do rio Ipanema, no município de Águas Belas, no estado de Pernambuco. É um dos poucos povos originários do Brasil que manteve preservado seu idioma ancestral – o Yaathe, cujo significado é “nossa fala”. Segundo a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mais de 3 mil Fulni-ô ainda residem no município e há outros tantos indivíduos espalhados pelo Brasil.    

Para os alunos, portanto, foi uma experiência de compartilhamento. Conhecer e, ainda mais importante, estabelecer contato com pessoas cuja origem é completamente diferente das deles é muito significativo. Certamente os alunos se lembrarão com muito carinho o que vivenciaram.