ENSINO FUNDAMENTAL I

Explorando a geometria no espaço STEAM 

Estudantes constroem pirâmides triangulares com madeira e bolinhas de gude 

Por: Lucinda G. C. Cavalheiro | 23 de maio de 2025 

Nos dias 19 e 22 de maio, os alunos do quinto ano participaram de uma enriquecedora aula de geometria no espaço STEAM do Colégio. Com o apoio do instrutor STEAM/Maker Cleyton Oliveira, os estudantes enfrentaram o desafio de construir uma pirâmide com base triangular, utilizando peças de madeira e estruturas formadas por bolinhas de gude. 

Organizados em grupos, iniciaram o trabalho planejando e montando a base da pirâmide, avançando, em seguida, para a construção completa da estrutura. A atividade aliou criatividade, lógica e colaboração, promovendo não apenas o aprendizado de conceitos geométricos, mas também o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe. 

Além da construção, os alunos registraram todas as etapas do raciocínio seguido, refletindo sobre seus acertos e erros. Esse exercício favoreceu o desenvolvimento do pensamento computacional e da capacidade de análise. 

A proposta despertou grande interesse no grupo e possibilitou uma aprendizagem significativa e ativa. Foi uma experiência positiva que reforçou a importância do “aprender fazendo” — princípio fundamental da abordagem STEAM*. 
 
*A abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) é uma proposta educativa que busca integrar essas disciplinas de forma prática e criativa. Seu objetivo é promover, nos alunos, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a colaboração e a inovação, por meio de projetos que combinam teoria e prática. 
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/18246/entenda-o-que-e-steam-e-como-traze-lo-para-sua-pratica (acesso em 20/05/2025, às 16h18)