Ensino Médio
Conhecimento em Ação: Tok
Estudantes Apresentam Reflexões na Exposição de Teoria do Conhecimento (ToK)
Por: Cristina Lage de Francesco e Giovane Rodrigues Silva
No dia 18 de junho, o Colégio Miguel de Cervantes foi tomado por uma atmosfera de curiosidade intelectual durante a Exposição de Teoria do Conhecimento (ToK) dos estudantes do segundo ano do Programa do Diploma do IB (International Baccalaureate). Na ocasião, os alunos apresentaram seus trabalhos a uma plateia formada por estudantes iniciantes do primeiro ano. Este evento anual oferece uma oportunidade única para que os estudantes explorem como o conceito de ToK se manifesta no mundo real, indo além dos livros didáticos e chegando à análise de objetos concretos e a reflexões profundas. A Exposição também compõe a avaliação interna da disciplina, permitindo aos alunos demonstrar o conhecimento adquirido.
Para os alunos do primeiro ano, que estão apenas começando sua jornada em ToK, a Exposição ofereceu um vislumbre valioso do que está por vir. Tendo recém-ingressado no Programa do Diploma, eles foram incentivados a interagir com os expositores e observar como ideias abstratas podem ser traduzidas em exemplos concretos. “Muitas das exposições me marcaram, mas as que trouxeram objetos realmente pessoais foram as que eu mais gostei”, compartilhou Helena Kyrillos (1º D). Gabriela Martinez (1º E) comentou: “Gostei muito da exposição porque sempre achei que o conhecimento era aberto à interpretação, mas nunca consegui provar isso; o trabalho que vi hoje finalmente conseguiu.” A partir dessa experiência, o propósito da Exposição se tornou mais claro para ela. Gabriel Prisco (1º E) também compartilhou sua impressão: “Acho que o objetivo da ToK Exhibition é fazer os alunos pensarem sobre o que sabem e entenderem como e por que sabem.” Ele acrescentou: “Também é importante relacionar os objetos da exposição com a sua própria vida, o que é essencial para compreender como o conhecimento se conecta com ela.”
Para os estudantes do segundo ano, expositores do evento, o processo foi o resultado de um esforço significativo e de muito aprendizado. Ao ser questionada sobre os desafios, Fernanda Sekine (2º E) refletiu: “Compreendi muita coisa sobre o conhecimento e comecei a enxergar alguns objetos do mundo real de uma forma ‘ToK’.” Ela destacou seu envolvimento pessoal, afirmando: “Me dediquei muito ao trabalho, o que me fez refletir sobre como ToK se manifesta no mundo, nos objetos da vida real.”
Apresentar para uma audiência ao vivo, especialmente para os alunos do primeiro ano, foi uma experiência de aprendizagem intensa. Pedro Camussi (2º E) percebeu que isso ajudou a clarear seus próprios argumentos: “Acredito que o mais valioso que aprendi ao apresentar foi que consegui explicar melhor meu raciocínio e meu ponto de vista presencialmente do que no comentário escrito.” Esse processo revelou pontos a melhorar em seu texto: “Isso me ajudou a perceber como posso aprimorar meu texto, principalmente porque havia pontos importantes que considerei óbvios e não consegui explicar bem no desenvolvimento dos argumentos.” Guilherme Chehab (2º D) teve uma percepção semelhante: “Quando apresentei meu trabalho aos alunos do primeiro ano, de alguma forma, o que já estava desenvolvido na minha mente passou a fazer ainda mais sentido.” Ele atribuiu isso ao ato de verbalizar pensamentos: “Quando transformamos a escrita em fala, acabamos raciocinando sobre tudo o que estamos dizendo.”
Em última análise, a Exposição de ToK cumpre um papel fundamental dentro do Programa do Diploma do IB. Bruno Zadik (2º D) articulou isso com clareza: “Acredito que a ToK Exhibition seja essencial para o desenvolvimento do perfil do aluno IB.” Ele acrescentou: “Mais do que exigir habilidades argumentativas, essa atividade demanda qualidades como investigação e reflexão.” Como mensagem para a comunidade cervantina, Bruno sugere que “enquanto pais e familiares muitas vezes encaram a realidade de forma objetiva e prática, a Exposição de ToK estimula os alunos a enxergarem as circunstâncias de uma forma mais abstrata e crítica.”
A Exposição de Teoria do Conhecimento é, de fato, uma expressão concreta do compromisso do IB com o pensamento crítico, incentivando os alunos a conectar conceitos acadêmicos com experiências do mundo real e a se tornarem aprendizes para a vida toda.
- Foto: Gabriela Aragão
- Foto: Gabriela Aragão
- Foto: Gabriela Aragão
- Foto: Gabriela Aragão
- Foto: Gabriela Aragão
- Foto: Gabriela Aragão
- Foto: Gabriela Aragão
- Foto: Gabriela Aragão










