Institucional
Volta às aulas segundo semestre
Um início que valoriza o encontro, a escuta ativa e o bem-estar dos estudantes
Por: Marina Savioli | 31 de julho de 2025
A volta às aulas foi marcada por muitas emoções: a alegria de reencontrar amigos e professores, a ansiedade diante do novo e a expectativa pelos aprendizados que estão por vir. O Colégio Miguel de Cervantes recebeu seus alunos com entusiasmo e carinho no início de mais um semestre letivo.
Como de costume, nossos colaboradores acolheram os estudantes com atenção e dedicação, conscientes da importância desse momento de reintegração e reconexão com o ambiente escolar. O objetivo foi garantir que todos se sentissem bem-vindos, confortáveis e seguros para iniciar mais uma etapa de descobertas e crescimento.
Para os alunos veteranos de todo o Ensino Médio, foi preparada uma programação especial de recepção, pensada para acolhê-los e prepará-los para os últimos anos escolares — ou, no caso do terceiro ano, para o último semestre.
O retorno às aulas do 1º ano do Ensino Médio foi marcado por uma dinâmica especial realizada no ginásio, organizada pela equipe de Educação Física e de Orientação Educacional, e envolveu todos os alunos em um clima de integração e acolhimento. Organizados em 10 grupos divididos por cores, os participantes vivenciaram atividades com foco em temas como respeito, regras e limites, cooperação, unidade e ajuda mútua. A proposta teve como objetivo fortalecer vínculos, promover o trabalho em equipe e estimular habilidades socioemocionais por meio de jogos e desafios.
Entre as atividades realizadas, o jogo Bexiga no ar, desafiou os participantes a manterem uma bexiga no ar sem deixá-la cair. Já em Sushi Ball, as duplas, com dois bastões cada, precisavam transportar bolas até um ponto definido, passando-as cuidadosamente de bastão em bastão sem deixar que caíssem. A Missão Enigma, estimulou o raciocínio lógico, a comunicação e a leitura de informações por meio de enigmas em grupo.
No Desafio da Ponte Móvel, os grupos precisavam atravessar um percurso usando apenas espaguetes de piscina como apoio, reposicionando-os estrategicamente para avançar sem tocar o chão — um verdadeiro exercício de cooperação e planejamento. Por fim, o Jogo da Velha, promoveu uma competição saudável entre equipes mistas, com regras claras de revezamento e movimentação estratégica com cones.
Ao final das atividades, foi proposta uma reflexão sobre as estratégias utilizadas pelos grupos, a forma de organização, o papel individual em cada tarefa, a percepção sobre os colegas e até mesmo a tentação de burlar regras. A dinâmica buscou desenvolver habilidades como liderança, empatia, escuta ativa e responsabilidade coletiva, oferecendo um início de semestre mais consciente, colaborativo e significativo para os estudantes.
Dando continuidade à programação especial de recepção da volta às aulas, o 2º ano do Ensino Médio participou de uma vivência voltada ao bem-estar e ao cuidado com a saúde mental: uma prática de mindfulness e relaxamento baseada em técnicas de yoga. A atividade aconteceu no Ginásio de Esportes e promoveu momentos de prática e reflexão.
Conduzida pela professora Ceci Brasil, do curso extra de yoga, em parceria com a equipe de Educação Física, a proposta teve como principais objetivos a redução da ansiedade, o aumento da concentração, a melhoria do humor e da produtividade dos estudantes.
A sessão foi cuidadosamente planejada para proporcionar um momento de pausa consciente, promovendo o autocuidado e o equilíbrio emocional no início do semestre.
Mais do que um momento de relaxamento, a vivência foi um convite à escuta do corpo, à respiração atenta e à presença no aqui e agora — atitudes fundamentais para o enfrentamento dos desafios acadêmicos e pessoais que o semestre reserva.
Para os alunos do 3º ano, houve um café da manhã coletivo no Refeitório do Ensino Médio durante o horário da 1ª aula. A atividade contou com a presença dos professores tutores e convidados, que acompanharam e partilharam esse momento especial de reencontro.
Com o envolvimento direto dos estudantes, que foram responsáveis por levar itens diversos para compor a mesa do café, o encontro teve como proposta fortalecer os vínculos afetivos entre colegas e educadores, promover o espírito de partilha e iniciar o semestre em um clima acolhedor e descontraído.
Mais do que uma simples refeição, o café da manhã coletivo tornou-se um momento simbólico de reencontro e conexão, integrando o projeto Deixando Marcas e construindo uma lembrança significativa na trajetória dos alunos em seu último semestre escolar.
A recepção calorosa e as atividades cuidadosamente planejadas marcaram um início de semestre comprometido com o desenvolvimento integral dos estudantes. Mais do que retomar a rotina escolar, os estudantes foram convidados a se reconectarem com seus colegas, com os educadores e consigo mesmos — dando os primeiros passos em direção a mais uma etapa de crescimento, aprendizado e construção de memórias.
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Tatiana Silva
- Foto: Tatiana Silva
- Foto: Tatiana Silva
- Foto: Tatiana Silva
- Foto: Tatiana Silva
- Foto: Tatiana Silva
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Tatiana Silva
- Foto: Tatiana Silva
- Foto: Tatiana Silva
- Foto: Tatiana Silva
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli












































