22/08/2025 – Festival de Artes Marciais

EXTRACURRICULAR

Festival de Artes Marciais 2025

Alunos de capoeira e judô celebram a cultura e o espírito esportivo na 4ª edição do evento

Por: Ruan Santos | 19 de agosto de 2025

Na manhã do sábado, 16 de agosto, o Colégio realizou mais uma edição do Festival de Artes Marciais, organizado pelo Departamento de Educação Física, que em 2025 chega à sua IV realização.

O evento contou com a participação de 6 entidades educativas, entre elas os colégios Albert Sabin, Madre Alix, Nossa Senhora do Morumbi e Evolve, a assessoria esportiva Hajime Sports, o grupo Judocas de Cristo e a Escola Granja Viana, cujos atletas participaram das variantes esportivas do Judô e da Capoeira. Na primeira modalidade, competiram alunos entre 4 e 13 anos, os quais foram divididos, com base nos anos de nascimento, em quatro categorias temáticas: Dom Quixote (para nascidos entre 2012 e 2013); Dulcinéia (2014 e 2015); Sancho Pança (2016 a 2019); e Rocinante (2019 a 2021). Já na segunda modalidade, a capoeira, alunos de diversas faixas etárias participaram dessa expressão cultural afro-brasileira, que é caracterizada pela mistura de dança, música, luta e elementos acrobáticos. Atualmente, é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. 

Para o encerramento dos ritos de abertura, atletas do Colégio e de outras entidades participantes realizaram um desfile cerimonial de boas-vindas e se posicionaram para a execução dos hinos nacionais do Brasil e da Espanha. Em seguida, o público prestigiou a apresentação da Sensei e psicopedagoga Patrícia Freitas de Almeida, e de seu filho Pedro Emanuel — profissional de educação física, campeão brasileiro de judô e bicampeão paulista regional. Patrícia e Pedro fizeram uma demonstração artística da técnica Go-kyo, termo atribuído aos cinco princípios fundamentais para a compreensão das técnicas do judô.

Na premiação das categorias, os atletas foram reconhecidos pelo empenho, compromisso, ética, amizade e respeito demonstrados durante o Festival. Na categoria Dom Quixote, os judocas foram reconhecidos também pelo bom desempenho técnico, que foi avaliado em duas chaves de competição. A súmula final foi:

Chave 1:
Leonardo Oliveira Céster – Colégio Albert Sabin – Ouro
2° Miguel Carvalho Melo – Judocas de Cristo – Prata
João Pedro Vaz da Silva Vassalo – Colégio Albert Sabin – Bronze
3° Theo Antônio Chemello Vieira – Colégio Miguel de Cervantes – Bronze

Chave 2:
Matteo Costa D´Ângelo Magalhães – Colégio Albert Sabin – Ouro
2° Rafael Garcia Ignacio – Judocas de Cristo – Prata
Kendrid Dubay Carriazo Heredia – Colégio Albert Sabin – Bronze
3° Vitor Bellio Schimidt Folchi França – Colégio Miguel de Cervantes – Bronze.

 

Páginas relacionadas

Agende uma visita

09/12/2025
Terça-feira Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 das 09:00 às 10:30