Arte e música 2025

8 de novembro
Das 9h às 14h30

Exposição de arte
Marquise / Foyer do teatro

MARQUISE 5 [2º ano] Pintura em tela: flores | Pintura rupestre | Pop Art | Modernismo brasileiro | Arte indígena – Fulni-ô | Aldemir Martins: gatos e outros animais | Composição de natureza morta | Desenho e pintura abstrata [3º ano] Pintura em tela – arte e identidade | A arte serve para? | Adinkras africanos | Lasar Segall: paisagem urbana, rural e marinha | Lasar Segall: retrato e autorretrato expressionista | Miró: constelações e releituras.
MARQUISE 4 [4º ANO] Estamparia contínua | Livro: bichos inventados [5º ano] Pinturas do nosso jardim | Almofadas estampadas: Adinkras | Planta baixa: arquitetura.
MARQUISE 3 [6º ano] Pinturas em tela com elementos visuais indígenas | Jaider Esbell, Arissana Pataxó, Denílson Baniwa e Daiara Tukano | Figura humana: desenho geometrizado | Estandarte: Maracatu [7º ano] A estética facial de Renata Felinto e Mickalene Thomas | Pop Art | Iconografia de Frida Kahlo | Estandarte: Frevo | Natureza morta | Floriografia: a linguagem das flores.
MARQUISE 2 [8º ano] Arquitetura: sala de estar e casa de vidro | As cores do Petar | Abstração | Desconstrução do objeto [9º ano] Arte afro-brasileira: Rubem Valentim | Retrato cubista: Pablo Picasso [1º ano EM] Esculturas: fauna e flora brasileiras | Estêncil: animais em extinção no Brasil.
FOYER [9º ano] Retrato cubista: Pablo Picasso [2º ano] Elementos do Egito: paisagens, hieróglifos e pirâmides [3º ano] Livro pop-up: brincadeiras de criança [6º ano] Estandarte: Maracatu [7º ano] Estandarte: Frevo Telas figurativas e abstratas [8º ano] Biblioteca da escola em vários estilos.
MARQUISE 1 Curso extra: [Oficina de 1º a 3º ano (4ª feira)] Como olhar formas e cores | Desenho de observação: passeio pelo bosque (pássaros) | Técnica com giz pastel oleoso: Areia e mar em aquarela | Estudo de pinturas realistas: Garrafas e jarras em aquarela | Estudo de proporção e composição: Vasos de flores | Estudo da transparência com técnica em pastel oleoso | Profundidade e formas: balões (giz pastel oleoso); a cidade e seu reflexo (aquarela); passeio pelo deserto (pastel oleoso); textura e sobreposição de formas (acrílica sobre estêncil); praia e montanhas, abstração da forma através da pincelada; Aurora Boreal (acrílica); estudo da luz e reflexos | Fotos dos alunos em ilustração com efeito de desenho animado | Estudo da técnica de marcadores acrílicos | Tema Bobbie Goods: pintura em texturas específicas para Bobbie Goods | Pintura em porcelana: técnica com marcadores acrílicos; tema livre. [Oficina do 4º ao 7º ano (6ª feira)]. Do estilo impressionista ao orgânico contemporâneo: flores orgânicas; paisagem estilizada (técnica: marcadores acrílicos e aquarela) | Optical Art: geometria e volumes | Desenho de observação: paisagem com técnica de massa acrílica e tinta acrílica (baixo relevo) | Ilustração: rostos dos alunos em efeito desenho animado (técnica com marcadores e aquarela) | Pastel seco: paisagens | Pintura em porcelana: tema livre (técnica com marcadores acrílicos). [Oficina do 6º ao 9º ano (2ª feira)] Pastel seco: paisagem; geométrico e abstrato | Pintura em porcelana: tema livre (técnica com tinta para queima) | Desenho de observação: garrafas e flores (acrílica) | Estudo do reflexo e sombreado: paisagem com textura em massa acrílica e pintura acrílica; flores orgânicas; flores impressionistas; paisagem estilizada (técnica com aquarela e acrílica); paisagem em baixo relevo com massa acrílica e tinta acrílica | Ilustração: rostos com efeito de desenho animado (técnica com marcadores e aquarela) | Pintura em porcelana: tema livre com técnica de pintura com marcadores acrílicos.

Apresentações musicais
Alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Teatro

9h – 8º ano A, C e D
Jongo: ‘Tava durumindo (tradição oral) | Céu azul (Chorão e Thiago Castanho) | Oye como va (Tito Puente – Inspirada na versão de Carlos Santana).
Concentração: 08h30

9h30 – 8º ano B e E
Jongo: Na roda do jongo (tradição oral do povo Bantu, África) | Tempo perdido (Renato Russo) | Havana (Brian Lee, Ali Tamposi e Camila Cabello).
Concentração: 09h

10h – 9º ano A, B e C
Ijexá: Andar com fé (Gilberto Gil) | Campanitas de la aldea (Francisco de Val) | Get Lucky (Pharrell Williams & Nile Rodgers).
Concentração: 09h30

10h30 – 9º ano D e E
Ijexá (Ilê Aiyê e Paulinho Camafeu) | Almoraima (Paco de Lucía) | Viva la vida (Coldplay).
Concentração: 10h

11h30 – 2º ano
La Ronda de las Vocales (Canticuentos) | El Sembrador (Gilda Rincón y Valentín Rincón) | Pinta la cara del Sol (canção popular) | It’s a beautiful day (Trinix & Rushawn) | Abra a boca e feche os olhos (Michael Sullivan e Paulo Massadas).
Concentração: 11h15

12h – 3º ano
Cores dos Pássaros (Cássia Bernardino) | Carimbador Maluco (Raul Seixas) | Don’t fence me in (Bing Crosby) | La Casita de las notas musicales (Mayeusis Pontevedra) | La risa de las vocales (Thalía)
Concentração: 11h45

12h30 – 6º ano
Nós, mi si (Joan Barros) | Tema do Jurassic Park (John Williams) | Amawolé (canção congolesa) | MaracatuLá (Joan Barros) | Sossego (Tim Maia) | Vamos a bailar un son (Eliades Ochoa) | Esperando na janela (Gilberto Gil).
Concentração: 12h15

13h00 – 7º ano
Do seu lado (Nando Reis) | Piratas do Caribe: Jack Sparrow (Hans Zimmer e Klaus Badelt) | O samba da minha terra (Dorival Caymmi) Guantanamera (Joseíto Fernández) | Volare (Domenico Mondugno e Franco Migliacci) | Frevo em lá menor (Joan Barros).
Concentração: 12h45

13h30 – 4º ano
Something just like this (The Chainsmokers & Coldplay) | Boa tarde, meus meninos, A Ovelha de Maria e Neve (do livro “Sopro Novo – Yamaha”) | Clarão da Lua (Arranjo a duas vozes por Renato Ramos Moreira) | La luna y el toro (Carlos Castellano Gómez).
Concentração: 13h15

14h – 5º ano
Malagueña Salerosa (Elpidio Ramírez e Pedro Galindo Galarza) | Eu só quero um Xodó (Dominguinhos e Anastácia) | Flor e o Beija-Flor (Marília Mendonça e Juliano Tchula) | Sweet Child O ’Mine (Guns N’ Roses).
Concentração: 13h45

Ficha Técnica:
Direção artística
Departamentos de Arte e Música
Arranjos musicais
Cássia Bernardino, Renato Ramos Moreira, Ana Maria Premero, Joan Barros e Mayara Delgado
Músico convidado
Marcus Fernando Baldini (piano)
Participações especiais
Eva Fraile D’Acosta e Fabio Nogueira de Matos Martins
Cenografia, iluminação e som
Bruno Cordeiro e Euller Ricardo T. Amora

Concentração: [2º a 4º ano]: cluster 3 (vermelho) | Salas do 3º A, B, C, D, segundo a letra da turma do aluno [5º ano]: cluster 3 (vermelho) | Salas do 3º A, B, C, D, segundo a letra da turma do aluno, exceto 5º E, cuja concentração será na Sala de Artes [6º a 9º ano]: 1º andar do prédio do Ensino Fundamental AF
Reencontro após a apresentação: [2º a 4º ano]: cluster 4 (verde) | Salas de 4º A, B, C, D, segundo a letra da turma do aluno [5º ano]: cluster 4 (verde) | Salas de 4º A, B, C, D, segundo a letra da turma do aluno, exceto 5º E, cujo ponto de reencontro será na sala Desdoble 5 [6º a 9º ano]: liberados após a apresentação.
Traje: [2º e 3º ano]: traje libre | [4º e 5º anos]: roupa preta, exceto camisetas de times de futebol ou com estampas [6º a 9º ano]: roupa preta.

Páginas relacionadas

Agende uma visita

19/11/2025
Quarta-feira Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio das 09:00 às 10:30