Chá das Avós 2017
Emoção e memória são exaltadas no evento
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 2 de junho de 2017.
Nos dias 29 e 30 de maio e 1 º de junho, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental receberam avós e avôs em um evento repleto de ternura, cujo objetivo foi o de promover o encontro entre gerações. O projeto desenvolve as noções de permanência e de transformações ocorridas ao longo do tempo, objetivos trabalhados principalmente nas aulas de Geografia e História.
Segundo Denise Maria Milan Tonello, orientadora educacional do Ensino Fundamental I, durante o primeiro trimestre, os alunos enviaram às avós uma carta-convite sobre o evento com um texto coletivo perguntando sobre as lembranças da infância, brincadeiras e costumes da época. A carta foi enviada pelo correio e, à medida que as respostas chegavam, os relatos eram lidos em sala. As descobertas e memórias foram partilhadas pelos grupos e alimentaram as discussões que contemplam os objetivos do projeto.
No encontro, os alunos recepcionaram e acompanharam suas avós até a sala de aula, onde, em meio a um varal de cartas, alunos e professoras explicaram o projeto e assistiram a um vídeo com a coletânea de fotos e trechos significativos das cartas.
Após estarem na sala de aula, netos e avós participaram de uma oficina voltada à confecção de um pequeno baú de memórias, preparado previamente por cada criança, com uma foto e com um objeto significativo que escolheram para presentear as avós. Como o baú já havia sido pintado pelas crianças, as avós colaram fitas e fizeram o acabamento na companhia de seus netos.
A inspiração para a oficina veio do trabalho paralelo realizado para a Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes, no qual as crianças leram a obra Os guardados da vovó, de Nye Ribeiro. Na história, a personagem tinha um baú em que guardava todas as suas lembranças especiais. As crianças, por meio dos relatos e das fotos enviadas por familiares, reproduziram cenas típicas da época, como comemoração de aniversários, brincadeiras ou vivências escolares. O trabalho resultou em uma exposição que decorou o estande da Feira do Livro.
Acompanhadas dos seus netos, as avós foram convidadas para tomarem um lanche e, em meio ao cheirinho de bolo de cenoura, bolo de agrião e pão de queijo, as conversas continuaram aflorando as lembranças que certamente ficarão guardadas não apenas no baú de memórias, mas também no coração de netos, avós e de todos que acompanharam esses momentos.
Veja todas as fotos no álbum ao lado.