Os 3º anos visitaram no mês de fevereiro a exposição "Teoria", do artista espanhol Ignasi Aballí (Barcelona, 1958). A visita foi precedida pela palestra realizada no colégio aos alunos por Marie Decool, mãe de alunos e profunda conhecedora do artista. Marie apresentou em vídeo e slides o atelier de Aballí, contemplando os procedimentos de trabalho e a abrangência de linguagens operadas pelo artista, considerado um dos mais destacados pintores espanhóis contemporâneos da atualidade.
A instalação “Teoria” foi desenvolvida especialmente para o espaço Octógono da Pinacoteca e é composta por nove vitrines contendo diferentes pigmentos de cores cada. Esta construção faz menção ao círculo cromático, uma verdadeira teoria das cores ocupando o espaço central do museu.
A Pinacoteca do Estado, o mais antigo museu da cidade e um dos mais importantes do país foi inaugurado em 24 de dezembro de 1905 e abriga importantes obras de reconhecimento universal, contando também com exposições temporárias. Nossa visita contemplou ainda a apreciação de outras duas exposições: As obras de destaque do acervo, expostas no primeiro andar, dentre elas Almeida Junior, Lasar Segall, Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti e exposição de fotografias “O Lado de Lá – Angola, Congo, Benin”, do fotógrafo Ricardo Teles (Porto Alegre, RS,1966).