EDUCAÇÃO FINANCEIRA APRESENTA OS BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO E DO CONSUMO CONSCIENTE
Discussão coloca em pauta a importância da boa administração do dinheiro e alerta para as armadilhas de uma sociedade voltada ao consumo
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 19 de fevereiro de 2014.

“Como fazer para que sobre dinheiro? O que fazer com o dinheiro que sobra?” Essas foram algumas das inúmeras questões trabalhadas no Educar Máster, curso que faz parte do programa de palestras da BM&F Bovespa VAI ATÉ VOCÊ, e que aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro, nas dependências do Colégio Miguel de Cervantes, para aproximadamente 50 alunos do Ensino Médio.

O curso ministrado por Renato Silva, administrador com especialização em Mercado de Capitais, teve a duração de seis horas e contemplou assuntos como: planejamento das finanças pessoais, reserva financeira, consumo consciente e outros. Renato apresentou aos jovens a importância de administrar o dinheiro de maneira competente. Para ele, ter uma reserva financeira é uma necessidade: “Sem poupança não há realização de sonhos, e a educação financeira é uma educação disciplinar”, afirma o administrador.

Para o prof. de matemática, Miguel Luis Folchetti, que teve a iniciativa de trazer o Educar- Máster, o assunto prepara e orienta o aluno para a vida: “temas como inflação, controle de gastos, impostos, Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), planejamento, financiamentos, investimentos, dentre outros, farão, cada vez mais, parte da realidade diária dos nossos alunos, independentemente da carreira ou universidade que vão cursar no próximo ano”.

Miguel acredita que o curso aprofundou o que foi discutido: “os alunos demonstraram, em sala de aula, muito interesse sobre o tema, então com o apoio da orientadora Kátia Pupo e da chefe do departamento de Matemática, Daniela Miele, entramos em contato com a BM&F Bovespa e viabilizamos o curso em nosso Colégio”, concluiu o professor.

O administrador explicou aos alunos que o consumo ajuda a desenvolver a economia, mas que ele deve estar voltado primordialmente às reais necessidades: “é preciso se policiar e aprender a hora certa para comprar, tomando cuidado principalmente com o uso indiscriminado dos cartões de crédito”, alertou Renato.


Fotos: Comunicação



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.