Nossa delegação para Fórum FAAP 2013

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a exemplo de outras universidades brasileiras, promove anualmente um fórum discussão estudantil. Nesse evento ocorrem simulações de organismos internacionais nos quais alunos e alunas do ensino médio de todo o Brasil discutem temas relevantes da agenda internacional. Durante os quatro dias do evento, cada delegação deve representar as posições de determinado país diante dos vários temas propostos nos comitês.

O Colégio Miguel de Cervantes apoia e estimula essa iniciativa e envia uma delegação para o Fórum desde 2005. Neste ano, recebemos a incumbência de representar a República Popular da China e a República da Coreia. Consideramos que esta é uma experiência acadêmica e pessoal bastante rica que promove a tomada de consciência dos problemas mundiais e da busca de alternativas para solucioná-los. Um exercício de diálogo e de confrontação de opiniões e perspectivas que promove o espírito crítico, a consolidação de valores humanistas e a formação de bons cidadãos.

O IX Fórum FAAP de Discussão Estudantil: um mundo de possibilidades aconteceu entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2013. Os alunos de 1º e 3º anos do Ensino Médio foram acompanhados pelas professoras Célia Almeida e Carolina Monção.

Em pé: Alexandre Birmann, prof. Carolina Monção, Flávia Tonello, Isadora Belletti, Carolina Paris, Beatriz Sallowitz, Alejandro Limas, Luís Enrique Alarcón Galvão de Sousa, Fabiana Melchiori, César Tzanno e prof. Celia Almeida.
Agachados: Vitor Fava Moro, André Kessler, Pedro Moro, Gabriel Velloso, Marco Abello e Fernando Buendia.

Para informações adicionais, sugerimos visitar a página do Fórum: http://www.faap.br/forum_2013





Depoimento do aluno César Tzanno de Queiroz, do 1º ano A, que participou pela primeira vez da atividade.

Todos os anos, há atividades extracurriculares incentivadas pelo Colégio Miguel de Cervantes. Pela primeira vez, decidi participar de uma e posso seguramente dizer que não me arrependo. Neste caso, foi o IX Fórum FAAP de Discussão Estudantil, que contou com uma participação especial das turmas dos primeiros anos do Ensino Médio durante o último feriado de Corpus Christi.

Mesmo sendo exaustivo voltar ao colégio depois de um feriado sem ter descansado, estou certo de que um dos grandes fóruns de discussão estudantil, sediado em São Paulo, foi realmente aproveitado por seus 373 jovens delegados, de diferentes regiões do Brasil, que, na FAAP, discutiram sobre política externa, visando a uma possível solução de um problema específico de seu Comitê.

Ao participar do CDH (Conselho de Direitos Humanos – Crianças-soldados no Congo), posso dizer que tive uma incrível experiência sobre como a Organização das Nações Unidas (ONU) encaminharia uma solução para o problema e como várias nações deveriam posicionar-se em relação a outros países e a esse tema. Além disso, conheci pessoas que se importam com o futuro e, sobretudo, pretendem mudar o mundo – no meu Comitê, quase transformando a República Democrática do Congo num país utópico.

Creio que eventos como esse devem ser incentivados mundo afora para ajudar alunos da mesma geração a encontrarem algo em comum com outros, criar um senso de unidade estudantil, fortalecer e incentivar uma troca de conhecimentos que acaba ocorrendo nos debates, principalmente entre os estudantes do Ensino Médio e os da graduação em Relações Internacionais da FAAP.

É possível que agora você esteja se perguntando: tal evento é capaz de produzir essa enorme mudança numa pessoa? Só digo: veja por você mesmo!




Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.