PROJETO LEITURA
“Para construir significado ao ler, é fundamental ter constantes oportunidades de se enfronhar na cultura do escrito, de ir construindo expectativas acerca do que se pode “dizer” neste ou naquele texto…”
(Délia Lerner, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o imaginário – Artmed Editora)

Prezadas Famílias,

Em nosso “Projeto Leitura”, que já ocorre desde o Infantil I, toda a nossa equipe tem o constante cuidado de investir em propostas com o objetivo de formar pequenos leitores. Mesmo sem saber ler convencionalmente, é importante que a criança perceba, desde pequena, que a leitura e a escrita cumprem importantes funções na sociedade em que vivemos e, por isso, devem ser aprendidas.

E como as crianças aprendem a ler? Lendo…

Por isso, em nosso cotidiano, investimos nas mais variadas situações em que as crianças tenham contato com práticas sociais de leitura.
Há muitos momentos de leitura explorados em sala. Dentre eles:

RODA DE JORNAL BIBLIOTECA CIRCULANTE
Realizamos leituras semanais e criamos um cantinho especial para os suplementos infantis.
Aguardamos contribuições às segundas-feiras.
Os livros serão levados de acordo com os horários de biblioteca de cada sala e devem ser devolvidos após uma semana.
Contamos com a colaboração dos pais para realizar a leitura.

Outro espaço importante de leitura ocorre no contato com os livros da BIBLIOTECA DE CLASSE. Para enriquecer esse “canto”, a cada dois ou três meses, nosso aluno contribui com um livro (conforme mencionado na lista de materiais), devolvido sempre ao final do semestre ou do ano.

Para iniciar essa prática, neste primeiro mês, solicitamos que as crianças tragam um livro de sua preferência, pois acreditamos que o vínculo afetivo também é de fundamental importância para estimular o prazer pela leitura.

Para auxiliar seu filho/sua filha na escolha desse livro, no entanto, solicitamos observar algumas orientações:

• Escolham um livro de literatura que faça parte do universo da criança; é importante que seu filho/sua filha possa contar algo sobre o livro;

• Não enviem livros com botões, ou estímulos sonoros, que interferem no foco da leitura, ou versões da Disney já conhecidas pelas crianças, que costumam gerar desinteresse;

• O livro deve estar encapado e etiquetado com o nome e a série do aluno. 


Assim, solicitamos que um livro seja providenciado até o dia 4 de março (segunda-feira).

Sempre é possível também, para estimular a prática de leitura, visitar uma livraria para a escolha de um novo livro.

Agradecemos a colaboração e aproveitamos para desejar a todos um ótimo ano!