Nossas listas de materiais escolares estão disponíveis em: https://www.cmc.com.br/secretaria/listas-de-materiais2021/.

O sistema de avaliação no Cervantes é trimestral e apresenta três resultados no boletim dos alunos. 1) Resultado do desenvolvimento acadêmico, atribuído com os seguintes instrumentos avaliativos, que são processuais e gradativos: atividades desenvolvidas em sala de aula, tarefas de casa, apresentações de trabalhos individuais e em grupo. A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, além dos instrumentos anteriores, também haverá avaliações dissertativas e avaliações objetivas de múltipla escolha. 2) Envolvimento acadêmico e engajamento dos alunos frente à aprendizagem, seu compromisso com seu estudo. 3) Relacionamento social com seus colegas e professores, sua convivência social. No Ensino Médio, o foco são as avaliações individuais e sem consulta, avaliações unificadas que contemplam todas as disciplinas, semelhantes ao vestibular, e avaliações dissertativas.

Não é necessário conhecimento prévio de língua espanhola ou portuguesa para ingressar no Colégio. Durante o 1º ano de ingresso, oferecemos adaptação ao espanhol ou ao português para alunos que ingressam a partir do 4º ano.

É concedido um desconto de 2% para o pagamento antecipado da anuidade até o dia 15 de janeiro em 2021. Contamos também com uma política de desconto para famílias com mais de um filho: • 10% de desconto na mensalidade para os filhos que estudam no mesmo ciclo da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental (Infantil 3, 4, 5 e 1º ano). • 10% de desconto na mensalidade do 3º filho. • 40% de desconto na mensalidade do 4º filho.

O Colégio Miguel de Cervantes dispõe de um sistema de bolsas específico para alunos matriculados. Um estudo financeiro detalhado é realizado pelo departamento responsável. Para participar de tal programa, após o pagamento da primeira parcela da matrícula, a família deverá enviar o comprovante para o setor responsável até final de outubro do ano anterior ao início do aluno no Colégio, impreterivelmente.

São oferecidos cursos extracurriculares após o horário regular das aulas. Para verificar quais as opções de cursos extras disponíveis para os alunos, basta acessar o site do Colégio, no qual é possível verificar as opções pelo dia da semana e ano letivo do aluno. As inscrições também podem ser realizadas pelo site: https://www.cmc.com.br/cursos-extras-inscricoes/.

São oferecidas refeições para todos os alunos nos dias de jornada completa. Nos dias de jornada completa, também são incluídos dois lanches diários, que são obrigatórios até 3º ano do Ensino Fundamental. De segunda a sexta-feira, os alunos da Educação Infantil 3,4 e 5 almoçam no Colégio.

Temos empresas terceirizadas que oferecem serviço de transporte escolar exclusivo para o Colégio. Consulte os contatos de acordo com os bairros em: https://www.cmc.com.br/servicos/transporte-escolar-coletivo/.

A atividade de sondagem pedagógica consiste em uma vivência dos candidatos a ingresso para que sejam observadas as suas possibilidades individuais de adaptação ao currículo do Colégio Miguel de Cervantes até o 5º ano. A partir do 6º ano, há uma expectativa de desempenho. O conteúdo das sondagens é de Matemática e Língua Portuguesa ou Língua Espanhola, de acordo com o ano que o aluno está cursando. Os conteúdos podem ser encontrados em: https://www.cmc.com.br/principal-2/indice-da-programacao-anual/. Se forem observadas defasagens muito significativas, o Colégio informará o fato à família, que poderá ser convocada para uma reunião. Os casos são analisados individualmente, de acordo com o desempenho de cada aluno. O prazo de confirmação da aprovação para ingresso é de até 20 dias após a realização da sondagem pedagógica.

Sim, os alunos do Infantil 3 até o 9º ano devem usar, obrigatoriamente, todos os dias, o uniforme escolar. No Ensino Médio, o uniforme é necessário somente nos dias de aulas de Educação Física. Lista de empresas que vendem nossos uniformes escolares estão disponíveis em: https://www.cmc.com.br/servicos/uniformes-escolares/

O Colégio recebe novos alunos a partir do Infantil 3 (crianças que completam 3 anos até 31/03/ano de ingresso) até o momento de iniciar o 1º ano do Ensino Médio. O ingresso no Colégio Miguel de Cervantes se dá somente até o 1º ano do Ensino Médio, pela dupla titulação, brasileira e espanhola. O ingresso no 2º ano do Ensino Médio somente é contemplado para alunos provenientes do sistema de ensino espanhol ou de um país hispano. Além do conhecimento da língua, o certificado espanhol – Título de Bachiller –, que os alunos obtêm ao finalizarem o Ensino Médio no Cervantes, está atrelado ao ensino de Geografia da Espanha, História da Espanha e Cultura Espanhola, disciplinas do currículo espanhol.

1º) Irmãos de alunos do Colégio Miguel de Cervantes. 2º) Filhos de ex-alunos. 3º) Candidatos procedentes de países de língua espanhola. 4º) Ordem de data do recebimento da inscrição.

O reajuste anual é aprovado pela ACESP (entidade mantenedora do Colégio Miguel de Cervantes) ao final de cada ano letivo. Ainda não foi realizada a assembleia da ACESP que definirá o reajuste para o ano de 2022.