MÚSICA

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As experiências musicais são um importante subsidio para o desenvolvimento cognitivo, social, motor, sensorial e emocional, na medida em que as mesmas técnicas básicas de atenção, concentração, imaginação, criação e controle nas respostas utilizadas nas aulas de Música, estruturam qualquer tipo de aprendizagem.

Fazer música (o jogo de manipulação sonora, a expressão vocal e instrumental, a rítmica, o movimento e a escuta consciente e intencional) pressupõe a utilização do corpo inteiro: da dinâmica corporal, do equilíbrio, da coordenação audiovisomotora, do estabelecimento de ordenações espaço-temporais, da descontração segmentaria, da dissociação digital e da utilização equilibrada dos dois hemisférios corporais (lateralidade). Tudo isso contribui para a tomada de consciência de si mesmo, como sujeito e objeto da ação, ajuda a diferenciar-se do outro, a situar-se e orientar-se no espaço, a dar importância ao cuidado com si mesmo e a conscientizar-se de seus próprios limites.

Além disso, a música tem uma finalidade social pela sua possibilidade de ser, sempre e em alguma medida, por e para todos. Ela chega à criança como expoente das construções sonoras que surgiram da intencionalidade expressiva e estética, própria do meio que a rodeia. As canções infantis, a música folclórica tradicional, a música erudita, o pop, o rock, etc. fazem parte do tecido cultural que a criança integra em sua experiência, como um componente próximo e cotidiano. Nosso papel é acolher esse conhecimento musical prévio e, ao mesmo tempo, oferecer estímulos para ampliá-lo.

Nosso objetivo não é formar músicos. Queremos propiciar aos alunos condições e meios para que possam desenvolver esse tipo de linguagem de maneira que sua expressão se torne cada vez mais rica e precisa. Que possam utilizar a música para emitir e receber mensagens e que sejam apoiados em suas realizações. Que sintam o desejo (quase uma necessidade) de expressar-se musicalmente e que diante da variedade de oportunidades e experiências musicais com diferentes instrumentos (prática de conjunto, apresentações musicais, etc.), se sintam estimulados a eleger um instrumento e desejem progressos em suas experiências musicais, dando continuidade a seus estudos.

Neste colégio as aulas de Música fazem parte do currículo desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, com duas aulas semanais. Os conteúdos são trabalhados com um grau de dificuldade compatível com o ciclo em que se encontra a criança, obedecendo às leis de maturação nervosa (do global para o específico, do simples para o complexo, do todo para as partes, etc.), de forma ativa, contínua, sistemática e principalmente lúdica.

PROGRAMAÇÃO: CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS

– Linguagem Musical (som e ritmo)

– Expressão vocal

– Expressão instrumental

– Movimento

– Cultura Musical

– Música e Comunicação

O embasamento teórico utilizado para escolha dos conteúdos foi a LOE (Ley Orgánica de Educación – MEC deEspaña). Também utilizamos nossa experiência musical e selecionamos outros que consideramos fundamentais e imprescindíveis para aprendizagens posteriores em todas as áreas do conhecimento.

Nas atividades de Prática instrumental, utilizamos os seguintes instrumentos:

Infantil I e II
Instrumentos de pequena percussão, brasileiros e espanhóis.

1º Ciclo
Flauta pedagógica de madeira.

2º Ciclo: 4º ano
Flauta-doce soprano.

2º Ciclo: 5º ano
Flauta-doce soprano, contralto ou tenor.

3º Ciclo
Violão ou Flauta doce (soprano, contralto ou tenor).

4º Ciclo
Formação de banda: guitarra elétrica, contrabaixo elétrico, bateria, percussão, flautas, violões, etc. A escolha dos instrumentos é realizada pelo aluno.

Ao final do ano, geralmente em novembro, o Departamento de Música realiza dois eventos com a finalidade de apresentar aos pais as habilidades dos alunos na utilização dos instrumentos escolhidos:

Mostra de Arte e Música:
os alunos de 2º a 5º ano apresentam o repertório trabalhado durante o ano.

Noite Musical:
os alunos de 6º a 9º ano apresentam o repertório trabalhado.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES – CURSOS EXTRAS

Os professores do Departamento oferecem vários cursos, como, por exemplo:

Violão / Piano / Teclado / Coral Infantil e Juvenil