Semana de Planejamento 2019
De 28 de janeiro a 2 de fevereiro, professores e funcionários preparam-se para a volta às aulas

Por:Tatiana Maria de Paula Silva | 1º de fevereiro de 2019.

Para receber professores e funcionários, a equipe diretiva, composta pelos diretores, Lourdes Ballesteros e Moisés Domingues, a administradora, Silvia Santana Rizzi, e os chefes de estudo, César Bardillo Ramos e Rafael Ruanova, deram as boas-vindas a todos no tradicional café da manhã.

Após o caloroso reencontro e a acolhida dos novos companheiros, a diretora-gerente, Lourdes Ballesteros, iniciou as atividades do dia apresentando aos colaboradores o professor Moisés Domingues, que se incorpora à instituição como diretor de ensino. Lourdes relembrou algumas das atividades de 2018, destacando a evolução da identidade visual do Colégio, os eventos comemorativos dos 40 anos, o excelente resultado no número de alunos aprovados, reflexo do empenho e trabalho das equipes pedagógicas e da primeira graduação do Programa do Diploma do I.B.

Na sequência, o novo diretor, Moisés, cumprimentou a todos e destacou a satisfação de incorporar-se ao bem-sucedido projeto pedagógico do Colégio Miguel de Cervantes. Ele reforçou que o processo de integração é parte de uma construção coletiva de que todos participam. “O professor Moisés do Colégio Miguel de Cervantes não é conhecido ainda por ninguém, nem mesmo por mim. Estou muito curioso para saber como todos nós seremos reconhecidos e quais as imagens criaremos com base em nossa convivência e relações pessoais”, ressaltou Moisés.

Para finalizar o período da manhã, professores e funcionários assistiram à palestra Histórias que transformam, com o educador e escritor Ilan Brenman.  Na atividade de integração dos professores o grupo Barbatuques de percussão corporal realizou uma oficina, com objetivo de sensibilizar para o trabalho em conjunto.

A programação da semana de planejamento contou também, na terça-feira, dia 29, com a palestra Educação financeira na escola. Você como um agente multiplicador, com o educador financeiro Thiago Nascimento.

Ao longo da semana, demais atividades, como organização de material e reuniões elaboradas pela equipe de orientação pedagógica, preparam toda a comunidade para a recepção dos alunos, que terá início a partir do dia 4 de fevereiro.

No encerramento das atividades, os professores do Departamento de Música apresentaram a todos o Hino do Cervantes, composto por eles por ocasião do aniversário de 40 anos do Colégio. Os professores novos também participaram de uma reunião de integração presidida pelo chefe de estudos, Rafael Ruanova, e pela equipe de tecnologia educacional. No encontro, os professores conheceram a história e os principais diferenciais do Colégio, além dos recursos tecnológicos e formações disponíveis.