EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO EF

Contação de histórias no teatro do Colégio
Atividade estimula o imaginário e incentiva o hábito de leitura

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 1º de março de 2018.

Em 28 de fevereiro, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental receberam o contador de histórias Samuel Batista Alvarenga, conhecido por Samuca, no teatro do Colégio para uma contação de histórias muito divertida.

A proposta da equipe pedagógica do 1º ano faz parte dos trabalhos da área de Linguagem desenvolvidos por meio da coleção Vou te contar, da autora Ruth Rocha, Editora Moderna. A vivência teve como objetivo trazer aos alunos algumas das histórias bem conhecidas por eles, que são trabalhadas em sala de aula de formas variadas.

De forma lúdica e interativa, as contações de história são instrumentos importantes para estimular a curiosidade, a criatividade e enriquecer o repertório cultural dos alunos.

Durante a manhã, os alunos ouviram uma seleção de contos que incluiu Bom dia, todas as cores, O Coelhinho que não era de Páscoa, Mil pássaros pelos céus, entre outros. Com a rica performance do contador, que incluiu uma sonoplastia mais que especial, as crianças participaram e se divertiram.

A contação de história é uma prática constantemente abordada pelo Colégio Miguel de Cervantes como incentivo à leitura e à criatividade. Ao longo dos anos, contadores profissionais, professoras, orientadoras e diretoras do Colégio dedicam tempo a visitar as salas de aula, levando momentos especiais às crianças.

Samuca atua há mais de 15 anos como professor de musicalização e musicoterapeuta para crianças em diversos colégios de São Paulo; é contador de histórias nas mais conceituadas escolas e livrarias de São Paulo, em parceria com diversas editoras como; Moderna, Melhoramentos, FTD, SM, Editora do Brasil entre outras. Fundador da empresa Conta Mais Uma, voltada a atividades pedagógicas, como oficinas utilizando materiais recicláveis, brincadeiras de roda, jogos cooperativos e contação de histórias. www.contamaisuma.com.br