INSTITUCIONAL

Bailarinas, super-heróis e piratas no Carnaval do Cervantes
Em 1º de março, Educação Infantil e Ensino Fundamental I – 1º ciclo – participaram da comemoração

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 1º de março de 2019.

O Carnaval é uma das manifestações culturais brasileiras mais disseminadas no país e, como tal, é conteúdo na Educação Infantil e 1º ciclo do Ensino Fundamental. Com base nesse tema, por meio de um trabalho interdisciplinar em sala de aula, os alunos aprendem sobre diversidade, história, linha do tempo, arte e música.

Na festa, preparada pelas equipes pedagógicas, o baile e o desfile de fantasias alegraram as crianças. Munidas de confetes e serpentinas, elas dançaram ao som das tradicionais marchinhas.

“No 2º ano do Ensino Fundamental, as marchinhas, gênero musical e textual característico, foram utilizadas nas propostas de alfabetização. Com o intuito de aprender as letras para poder cantá-las, as crianças pesquisaram marchinhas, ouviram várias delas e as transcreveram. Baseadas em algumas dessas atividades, puderam refletir sobre a escrita, a ortografia e a separabilidade das palavras, avançando, consequentemente, no processo de aquisição da língua. Além disso, no dia da folia, participaram de um divertido karaokê, cantando e fazendo uso das aprendizagens deste mês”, explica Denise Tonello, orientadora do 1º ciclo do Ensino Fundamental.

Além de valorizar e ampliar o repertório cultural, a comemoração estimula a expressão corporal, a socialização e a construção da identidade cultural. O Carnaval proporciona não apenas muita diversão, mas também a possibilidade de explorar o conhecimento das diversas culturas que influenciaram a música brasileira.