INSTITUCIONAL

Semana da Matemática

Quebra-cabeças, produção de cartazes, investigações e origami são só algumas das atividades preparadas na Semana da Matemática

Por: José Roberto Moreno de Souza Junior | 12 de março de 2024

No dia 14 de março é celebrado internacionalmente o Dia da Matemática, data específica dada em razão da constante π (Pi), representada pelo seu valor numérico aproximado 3,14, o qual, seguindo o formato de data americano (mês, dia e ano), corresponde ao dia 3/14.  Por isso, para prestigiar a data, o Departamento de Matemática elaborou, nos dias 12 a 15 de março, atividades instigantes envolvendo a matemática, seu uso diário e desafios.

Para os alunos de 6º e 7º anos, as professoras Vanessa de Souza e Simone de Pontes propuseram uma divertida dinâmica de atividades rotativas, nas quais os estudantes, em grupos, resolveram desafios envolvendo raciocínio lógico, geometria, quebra-cabeças e desenhos. Além disso, eles também montaram dois murais virtuais no aplicativo padlet (veja abaixo) com o tema “A matemática no nosso dia a dia”.

Com a professora Vivian Ferri, os 8º anos conheceram a arte do origami, prática que consiste em formar figuras de papel fazendo várias dobraduras. Por meio disso, a docente trouxe um método lúdico para aprofundar os conceitos matemáticos envolvidos no origami, como a formação de sólidos geométricos, medições e a própria geometria.

Nas turmas de 9º ano, a professora Ana Lúcia Teixeira pediu que os estudantes fizessem uma pesquisa acerca das curiosidades do mundo matemático para a confecção de cartazes que, posteriormente, seriam colados no corredor do prédio. Já a professora Patrícia Leme propôs uma atividade de vistas ortogonais nas quais os alunos produziram uma projeção 3D de seus próprios quartos no aplicativo Tinkercad, em perspectiva ortogonal.

Para as turmas do Ensino Médio, as atividades envolveram cálculo e investigação. A professora Patrícia Campos solicitou uma investigação matemática com a provocação “Por que subir as escadas é tão difícil?”. Para responder a essa questão, os alunos fizeram medições e cálculos aproximados de inclinação em algumas escadas do Colégio.

Já o professor Jefferson Platini propôs que os estudantes pesquisassem dentro da constante numérica de π (Pi) a posição de números específicos presentes em nosso dia a dia, como data de nascimento e final do telefone, além de trazer curiosidades referentes ao famoso conceito matemático.

Nas aulas dos professores Diego Barros e Miguel Luis, os alunos foram desafiados a construir logomarcas utilizando gráficos de funções de 1º grau. Eles assistiram também ao interessante documentário Cómo funciona la máquina económica, produzido por Ray Dalio.

 

Made with Padlet

 

 

Made with Padlet