INSTITUCIONAL

Concurso Colégio do ano em Espanhol
Reunião da rede centros, estância formativa e cerimônia de premiação

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 2 de maio de 2022.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu, em 28 e 29 de abril, os representantes dos colégios ganhadores da 3ª edição do Concurso Colégio do Ano em Espanhol 2021. O evento foi promovido pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes. Além disso, também compareceram ao Colégio os representantes dos colégios ganhadores das edições anteriores, que fazem parte da Rede de Centros de Excelência no Ensino de Espanhol no Brasil.

Durante o encontro, os professores premiados em 2021 – que se destacaram por seu trabalho, projeto e iniciativas no ensino de Espanhol no Brasil – participaram das sessões da Rede de Centros, a qual passam a integrar a partir deste ano. A programação dos encontros também contou com uma estância formativa com professores do Colégio, entre outras atividades.

Para encerrar, na sexta-feira, em um evento no teatro do Colégio os professores ganhadores receberam as placas do concurso das mãos do embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas e do cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén. Além de convidados das escolas ganhadores e do Colégio Miguel de Cervantes, a cerimônia contou com a presença do, cônsul adjunto da Embaixada da Espanha em São Paulo, Gonzalo Moro, do subsecretário da Secretaria Estadual de Relações Internacionais, Andrey Pereira Brito, da coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Sra. Viviane Cardoso, do dirigente regional de ensino de Osasco, Willian Rotti, da assessora do escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Luisa Pascual Vallejo, e dos membros a equipe diretiva do Colégio Miguel de Cervantes, Jorge Berné, diretor geral, Moisés Domingues, diretor pedagógico e Silvia Rizzi, diretora administrativa.

Colégios ganhadores e representantes

Primeiro prêmio
Categoria Ensino Fundamental II: Colégio Progresso Bilíngue de Indaiatuba – professora Sandra Aparecida da Silva Pereira
Categoria Ensino Médio: Instituto Federal de São Paulo Campus Capivari – professora Fernanda Tonelli
Categoria Centros de Línguas: Centro Interescolar de Línguas 2 de Brasília – professor Francisco Deivison Sousa Carvalho

Segundo prêmio
Categoria Ensino Fundamental II:
Centro Educacional Colégio Cultura – professora Katia Regina Kresuch Gelati

Categoria Ensino Médio: Escola SESC de Ensino Médio – professora Vivian de Oliveira Quandt
Categoria Centros de Línguas: Centro de Estudos de Línguas CEL – Rafael Hermogenes de Oliveira

Terceiro prêmio
Categoria Ensino Fundamental II: Colégio Mary Ward – professora Ellen Alixandrino Sebold Cois
Categoria Ensino Médio: Colégio Monteiro Lobato – professora Priscylla Cygainski da Rosa
Categoria Centros de Línguas: Centro de Estudos de Línguas Antônio Raposo Tavares – professoras Rosângela Maria