INSTITUCIONAL

Concurso Colégio do Ano em Espanhol

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 19 do mês de abril, no teatro do Colégio Miguel de Cervantes

Por: Rodolfo Bonventti | 20 de abril de 2024.

A cerimônia de premiação da 5ª edição do Concurso Colégio do Ano em Espanhol, promovido pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes, contou com a presença da embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, do cônsul-geral da Espanha, Pablo Montesinos-Espartero, da cônsul-geral da Colômbia em São Paulo, Ana Laura Acosta Orjuela, da conselheira de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Yolanda Rodríguez, entre outras autoridades que prestigiaram o evento.

Este ano 52 trabalhos foram inscritos por centros educacionais públicos e privados de todo o país. Os projetos chamaram atenção pelo nível de iniciativas, atividades inovadoras e boas práticas no desenvolvimento do ensino da língua espanhola no Brasil, principalmente nas instituições públicas.

Em seu discurso de boas-vindas e agradecimento aos vencedores, a embaixadora destacou a importância do Concurso. Hoje ele é referência para todos os professores e centros de educação que ensinam espanhol em território brasileiro.

A premiação foi dividida em três categorias (Fundamental II, Ensino Médio e Centros de Línguas), cada uma com três projetos vencedores, que recebem como prêmio um curso de formação presencial em instituições educativas na Espanha para um professor de Espanhol de cada escola. Entre os prêmios, há também placas com os dizeres “Escola do Ano em Espanhol 2023” e bolsas para estudantes realizarem graduação em universidades espanholas.

Colégios premiados

CATEGORIA 1: FUNDAMENTAL II
Primeiro lugar: Escola Móbile, São Paulo–SP
Segundo lugar: Colégio São Joaquim, Lorena–SP
Terceiro lugar: Escola Municipal Calouste Gulbenki, Rio de Janeiro–RJ

CATEGORIA 2: ENSINO MÉDIO
Primeiro lugar: Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal Centro Histórico–RN
Segundo lugar: Colégio Sion, Rio de Janeiro–RJ
Terceiro lugar: Colégio Unifebe, Brusque–SC                         

CATEGORIA 3: CENTROS DE LÍNGUAS
Primeiro lugar: CEL Estevam Ferri – São José dos Campos–SP
Segundo lugar: CIL Samambaia, Brasília–DF 
Terceiro lugar: CEL Doutor Antonio Augusto Reis Neves, Olímpia–SP