INSTITUCIONAL

Curso: Diversidade e Inclusão na Escola
Encontro com os fundadores da escola Tres Olivos promove reflexão sobre apoio aos alunos com necessidades especiais

Por: César Bardillo Ramos | 23 de agosto de 2019.

Nos dias 12 e 19 de agosto, o Colégio Miguel de Cervantes recebeu os fundadores da escola Tres Olivos, localizada em Madri, na Espanha. Foram dois dias de reflexões sobre a prática pedagógica, das quais participaram mais de 130 colaboradores, entre professores, inspetores de alunos e profissionais de outros setores do Colégio.

A escola Tres Olivos é um exemplo de gestão e integração de alunos com deficiência auditiva e tornou-se referência mundial em inclusão educacional. Isso lhe rendeu reconhecimento e inúmeros prêmios, dos quais se destaca o 2º Prêmio Nacional do MEC aos centros educacionais que desenvolvem ações voltadas para alunos com necessidades educacionais especiais.

A formação contou com a participação, em um primeiro encontro, de Adoración Juárez e Marc Monfort Juárez, que apresentaram um panorama dos desafios e compromissos que qualquer organização tem que assumir a partir do momento em que toma a inclusão de alunos com surdez como parte essencial de sua identidade.

Em uma segunda apresentação, muito inspiradora, Marc Monfort e Isabelle Juárez percorreram as possibilidades de planejar e adaptar as atividades para possibilitar não só o sucesso dos alunos com dificuldades, mas também dos demais alunos, que também são beneficiados por uma metodologia que respeita as diferentes formas de entender os conceitos, de expressá-los ou de se sentir motivado.

Dra. Adoración Juárez, fonoaudióloga e psicopedagoga, cofundadora e diretora do Colegio Tres Olivos (Madri).
Marc Monfort é fonoaudiólogo do Instituto Superior de Fonoaudiologia de Ghlin (Bélgica),  diretor do Centro de Fonoaudiologia “Entender y Hablar” em Madri desde 1973, e fonoaudiólogo no Colégio de Integração “Tres Olivos”.
Adoración Juárez e Marc Monfort são autores de inúmeras publicações sobre patologia da linguagem, além de material didático diversificado e abundante.

Isabelle Monfort Juarez é psicóloga e terapeuta no Centro de Fonoaudiologia “Entender y Hablar” em Madri e membro da equipe psicoeducacional do Colégio de Integração Tres Olivos de Madri.
Marc Monfort Juarez é diretor da Entha Ediciones S.L, editoa de livros pedagógicos e Chefe de Estudos do Ensino Médio do Colegio Tres Olivos. Participa da formação de novos professores da UNED, entre outras universidades.