ENSINO FUNDAMENTAL II

Projeto Memória e Música
Atividade proporciona resgate da importância da documentação histórico-artística

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 16 de novembro de 2020.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de uma atividade interdisciplinar nas áreas de Geografia, História e Música, a qual consistiu em uma instigante pesquisa sobre a música, seu contexto histórico, temporal e a memória afetiva.

A proposta feita pelos professores Marco Antonio Augusto, de Geografia, e André Cortes Oliveira, de História, contou, durante sua avaliação, com a colaboração do Departamento de Música e pretendeu resgatar, no contexto familiar, músicas que marcaram ou que de alguma forma representaram uma memória importante para as famílias dos alunos.

O resultado foi uma oportunidade de troca de experiências entre os alunos e familiares, tendo como ponto principal a música. Além disso, o trabalho proporcionou a reflexão sobre a música como elemento de expressão e recorte da sociedade de uma determinada época. O formato possibilitou que os alunos exercitassem a construção de um modelo de documento histórico-artístico.

A documentação e pesquisa valorizou o reconhecimento da importância do Patrimônio Cultural Imaterial e da tradição oral, elementos vislumbrados nos projetos recomendados pelo PEA-UNESCO.

Para os professores Marco Antonio e André, o ano de 2020 ficará na memória de todos. “O isolamento social nos obrigou a repensar os elementos mais básicos de nossas vidas, em especial a nossa relação com os outros. Nesse processo, é papel da escola ajudar os alunos a dar sentido social para essa experiência. Com esse objetivo, pretendemos nessa atividade estimular os alunos a refletir de maneira mais profunda sobre as experiências que constroem nossa história pessoal por meio das canções que marcaram a vida de seus familiares. Nas aulas on-line, os alunos transformaram essa pesquisa em apresentações e compartilharão, na próxima semana, com seus colegas”.

Conheça mais sobre o projeto: