Sala dos professores
O Poder da Linguagem na Educação Internacional
Por: Cristina Lage Francesco
Em um mundo cada vez mais interconectado, a capacidade de se comunicar em mais de um idioma deixou de ser apenas uma habilidade — tornou-se uma ferramenta essencial para compreender o mundo ao nosso redor. No Colégio Internacional Miguel de Cervantes, o compromisso com a educação internacional caminha lado a lado com uma forte ênfase no ensino de línguas estrangeiras. A linguagem não é apenas um meio de comunicação, mas uma ponte que conecta indivíduos a diferentes culturas, perspectivas e formas de pensar.
O departamento de Inglês incorporou essa filosofia, oferecendo aos estudantes experiências de aprendizagem ricas e instigantes, que vão além da sala de aula e dialogam com questões globais reais. Por meio da linguagem, os alunos não estão apenas aprendendo gramática e vocabulário — eles estão desenvolvendo a capacidade de discutir, debater e refletir sobre os complexos desafios enfrentados pela sociedade atual.
No Programa de Diploma do IB, as discussões em sala de aula ultrapassaram os temas tradicionais, explorando questões sensíveis, porém cruciais. Os alunos se engajaram em conversas profundas sobre o papel das mulheres e os desafios que elas enfrentam no século XXI. Concluíram que, tanto no Ocidente quanto no Oriente, mulheres e meninas ainda têm um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade de gênero.
A interseção entre tecnologia e sociedade também foi um dos principais focos. Os estudantes refletiram sobre como a inteligência artificial pode transformar a forma como adquirimos conhecimento, uma questão diretamente ligada ao cerne do currículo de Teoria do Conhecimento (TOK) do IB. Debateram a influência das redes sociais sobre a identidade e as dinâmicas sociais a partir do episódio Nosedive da série Black Mirror, além de examinarem as realidades complexas da vigilância em massa na China, questionando o equilíbrio entre segurança e privacidade.
A linguagem, por si só, tornou-se objeto de análise quando os estudantes discutiram a manipulação linguística, utilizando como exemplo real o perigo de banir palavras na comunicação. A turma também refletiu sobre o uso ambíguo da tecnologia, explorando como drones são empregados tanto para a defesa quanto para causar danos, no contexto da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Essas conversas ilustram como o aprendizado de línguas estrangeiras — especialmente em um ambiente educacional diverso e internacional — capacita os estudantes não apenas com competência linguística, mas também com a habilidade de se engajar profundamente com questões globais urgentes.
No curso regular do Ensino Médio, o departamento de Inglês também proporcionou experiências enriquecedoras. Os estudantes exploraram o conceito de cidadania digital, refletindo criticamente sobre os desafios de viver em um mundo hiperconectado. Na unidade dedicada à narrativa, refletiram sobre como as histórias são uma forma universal de conexão humana, promovendo empatia e compreensão entre culturas. Além disso, a simulação de um julgamento permitiu que os alunos praticassem a comunicação estruturada, desenvolvessem argumentos persuasivos e compreendessem mais a fundo o conceito de justiça na sociedade.
Essas vivências são uma prova do papel fundamental da linguagem na educação internacional. Demonstram como o aprendizado de idiomas estimula o pensamento crítico, a empatia e a participação ativa em um mundo globalizado. No Colégio Internacional Miguel de Cervantes, a linguagem é mais do que uma disciplina — é uma porta de entrada para formar cidadãos globais informados, responsáveis e engajados.