EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

Trovadores Urbanos no Cervantes
Em 28 de março, os alunos do 1º EF participaram de uma serenata no teatro do Colégio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 2 de abril de 2019.

Para sensibilizar os alunos e apresentar o conteúdo relativo a trovas, a equipe pedagógica do 1º ano propôs o encontro com os Trovadores Urbanos, realizado no teatro. Em meio a músicas e versos conhecidos, a dupla, composta por Margarida Baccarini e Jose Eduardo Santana, cantou e encantou as crianças.

Durante a apresentação, os cantores explicaram aos alunos sobre a profissão de seresteiro e mostraram uma gravação de Silvio Caldas, que, segundo eles, foi o maior seresteiro do Brasil. De forma divertida, também contaram um pouco sobre a trajetória profissional deles e mostraram cenas das inúmeras serenatas que já fizeram, que contemplavam desde serenatas para cachorros, baratas e sapatos até aquelas oferecidas a pessoas de todas as idades.

No bate-papo, eles interagiram com as crianças sugerindo as músicas que combinam com mães e professoras, recitaram trovas conhecidas e criaram novas. A apresentação também contou com trava-línguas, barbatuques, sinfonia de palmas, entre outras aplicações para poemas e rimas.

Para a professora Claudia Gamela, do 1ºC, o encontro com os Trovadores Urbanos proporcionou um contato com poemas por meio da musicalização e fruição estética. “Trovas são poemas de origem popular, compostos por uma estrofe com quatro versos, para serem recitados nas brincadeiras de ciranda. São textos que transmitem mensagens engraçadas ou falam sobre nossos sentimentos, portanto se aproximam facilmente do leitor e o inspira a criar outras. Nosso trabalho se baseia em memorizar, reproduzir, modificar, identificar rimas, inventar e escrever trovas, ampliando nosso repertório para participar dessa brincadeira”, explica Claudia.