INSTITUCIONAL

Concurso Colégio do Ano em Espanhol 2022

Cerimônia de premiação teve lugar no teatro do Colégio Miguel de Cervantes

Por: Rodolfo Bonventti I 30 de março de 2023.

No dia 29 de março, o teatro do Colégio Miguel de Cervantes foi palco da cerimônia de entrega de prêmios da 4ª edição do Concurso Colégio do Ano em Espanhol. O evento, promovido pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio, contou com as presenças da embaixadora da Espanha no Brasil, Sra. Mar Fernández-Palácios, dos representantes das instituições ganhadoras, além da participação de demais autoridades e convidados.

O diretor-geral do Colégio, Jorge Berné, e a assessora técnica do escritório da Espanha no Brasil, Luisa Pascual, iniciaram a cerimônia dando as boas-vindas a todos e passaram a palavra à embaixadora da Espanha no Brasil, Sra. Mar Fernández-Palácios, que iniciou sua fala prestando solidariedade e condolências à família da professora Elisabeth Tenreiro, assassinada nesta semana por um adolescente na Escola Estadual Thomazia Montoro. A embaixadora destacou a importância que o Concurso Colégio do Ano em Espanhol tem hoje em todo o território brasileiro, tendo se tornado uma referência para todos os professores e escolas que ensinam espanhol. Uma prova disso é que 200 projetos de colégios públicos e privados foram inscritos na edição de 2022, representando 24 das 27 unidades federativas do Brasil, com 17 finalistas e 9 ganhadores, comprovando a excelência, a motivação e a inovação dos excelentes programas de língua espanhola desenvolvidos atualmente no país.

Na sequência, os premiados do Concurso 2022 receberam seus prêmios, obedecendo à seguinte ordem: a embaixadora da Espanha entregou os prêmios para os grandes vencedores nas categorias Fundamental II, Ensino Médio e Centros de Línguas. Em seguida, as escolas classificadas em segundo lugar receberam o prêmio das mãos do cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Sr. Miguel Gómez de Aranda. Por fim, os terceiros colocados receberam suas premiações das mãos do Sr. Pedro Cortegoso, conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil.

Ao término da premiação, Pedro Cortegoso agradeceu o apoio e o empenho de todos os professores e colégios participantes da presente edição. Em seguida, ele destacou o esforço da Embaixada em oferecer, por meio do Escritório de Educação, diferentes programas voltados à formação de professores, à elaboração de materiais didáticos e ao fomento a intercâmbios educativos, ferramentas necessárias para o melhor ensino da língua espanhola no Brasil. Ele também agradeceu a todos os patrocinadores do evento, que são instituições e empresas que apostam na educação, na cultura e na internacionalização.

Ao final, a bailarina Isabella Pabst Bellangero apresentou dois números de dança flamenca, interpretando Alegrias, de Eugenio Romero, e Sevillanas da Raya Real – Homenaje a los hermanos reyes.

Além de representantes e convidados das escolas vencedoras, a cerimônia contou com a presença de destacadas autoridades: o conselheiro de Turismo, D. Óscar Almendros; o cônsul-geral da Suíça, D. Michael Scheweizer; a cônsul-geral do Uruguai, D.ª Marta Beatriz Echarte Baraibar; a cônsul adjunta da República do Paraguai, D.ª Haydee Dienstmaier; a representante de atendimento do Consulado-Geral de Cuba em São Paulo, Jasely Fernandez; o gerente de Relações Institucionais da Telefônica, Antonio Marcos dos Santos; a representante do Banco Rendimento, Gabriela Vilas Boas Accioly Marques; o assessor especial da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Ignácio Maria Poveda Velasco; a dirigente da Secretaria de Educação de São Paulo, Maria Beatriz Salles de Oliveira; e a dirigente regional de Educação de São José dos Campos, Patrícia dos Santos.

Durante a semana, nos dias 30 e 31 de março, os representantes dos Colégios vencedores participarão da reunião da Rede de Centros, a qual passam a integrar a partir deste ano. A programação dos encontros também contará com uma estância formativa, entre outras atividades.

Colégios ganhadores e professores representantes

CATEGORIA 1: FUNDAMENTAL II

Primeiro lugar: CEIT Leonel de Moura Brizola (Bombinhas, SC)
Professora Kelly Caroline Vichinieski

Segundo lugar: Colégio Santo Américo (SP)
Professora Taiana de Freitas Vanucci

Terceiro lugar: CIEP 413 Adão Pereira Nunes Brasil México (São Gonçalo, RJ)
Professora Sylvana de Oliveira Nascimento

CATEGORIA 2:   ENSINO MÉDIO

 Primeiro lugar: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Irecê
 Professora Juliana Paiva Santiago

Segundo lugar: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Bom Jesus de Itabapoana
Professora Anna Carolina Rodrigues Boldrini do Nascimento

Terceiro lugar: Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Unidade São Luís, Centro
Professora Rosete Rodrigues Pires Neta

CATEGORIA 3: CENTROS DE LÍNGUAS

Primeiro lugar: Centro de Estudo de Línguas Professor José Vieira Macedo (São José dos Campos, SP)
Professora Tuany Eras

Segundo lugar: Centro de Línguas Estrangeiras e Libras de Maracanaú (CE)
Professor Carlos Rangel Sousa Ferreira 

Terceiro lugar: Centro Interescolar de Línguas do Guará (Brasília, DF)
Professora Mauí Castro