EXTRACURRICULARES

Intervenções de teatro
Os grupos de teatro do Ensino Médio e dos professores do Colégio Miguel de Cervantes apresentaram intervenções inspiradoras e reflexivas durante o mês de maio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 1º de junho de 2019.

Durante a Feira do Livro, realizada no dia 17 de maio, o grupo de teatro do Ensino Médio, formado por 12 alunos dirigidos pelo professor Fábio Nogueira, apresentou a performance Estranho no ninho. A dramatização, elaborada e produzida por meio de relatos sobre o isolamento social e o bullying, teve como objetivos alertar e provocar a reflexão sobre o tema. A performance começou na marquise do Colégio, no horário de parque, e continuou na abertura da mesa-redonda 180 anos de Machado*, para os alunos do Ensino Médio e convidados.     

A partir da intervenção, o grupo de Teatro e produção teatral iniciou na escola uma ação em que garrafas serão colocadas em vários ambientes para que todos possam colocar mensagens dentro delas. Segundo o professor Fábio, a ideia é dar voz para pessoas que queiram se expressar. “O grupo pensou na ação imaginando que uma pessoa está isolada em uma ilha, não consegue se comunicar e utiliza uma garrafa para enviar uma mensagem ao mundo. Essa metáfora faz parte de um exercício teatral onde cada aluno pode ter voz sobre o que pensa sobre o mundo e as relações sociais”, comenta Fábio.  

No dia 23 de maio, foi a vez do grupo de teatro dos professores e funcionários, formado por 13 pessoas, preparar uma surpresa para todos os colaboradores. A performance, direcionada ao Dia do Abraço, teve o objetivo de estimular um clima favorável para troca entre todos os funcionários do Colégio, valorizando pequenos gestos de cordialidade que podem afetar nossa vida e transformar nosso cotidiano.

Logo de manhã, os atores espalharam nos ambientes de trabalho mensagens, doces e guloseimas destacando o Dia do Abraço. Após essa grata surpresa anônima, todos os colaboradores receberam um comunicado para comparecerem ao teatro para uma reunião extraordinária, onde foram surpreendidos pela carinhosa performance. “Desde o início da manhã, todos foram tomados por um arrebatamento de empatia e alegria, que teve resultado direto no cotidiano dos nossos alunos. De acordo com o depoimento do grupo de professores, o ambiente de fervor empático ganhou proporções inimagináveis. Depois da nossa performance, a comunidade cervantina nos agradeceu muito por esse dia e os ecos da nossa ação reverberam até hoje na comunidade escolar”, comenta o professor Fábio.