ENSINO FUNDAMENTAL II

Encontro com autor João Anzanello Carrascoza
Aquela água toda e Linha única

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 3 de setembro de 2018.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental receberam, em 30 de agosto, o autor e publicitário João Anzanello Carrascoza para um bate-papo sobre os livros Aquela água toda e Linha única.

Convidado pela professora de Língua Portuguesa Simone Seifert Deffente Migliari, o autor explicou aos alunos sobre a concepção, diagramação e apresentação dos seus livros e apresentou novidades, como o livro Catálogo de perdas, inspirado no acervo do Museum Broken Relationships, que fica em Zagreb, na Croácia. Carrascoza afirma que, além de escrever, preocupa-se com a o projeto gráfico de suas obras. Para ele, a forma com que o livro se apresenta precisa refletir ou transmitir uma essência coerente ao texto.

Ao abordar a obra Linha única, o autor apresentou aos alunos a releitura dos contos em linguagem cinematográfica, o que, segundo ele, demonstra o trânsito entre as artes e as diversas possibilidades de representação de uma ideia. Em Aquela água toda, sua obra mais premiada, ele reforça que escreveu os contos inspirado nas idiossincrasias de fatos cotidianos. O livro é formado por onze contos que exaltam sentimentos pessoais com um texto elegante e intenso.

A leitura dos contos faz parte das indicações da Feira do Livro e estão relacionadas ao trabalho com esse gênero literário. Segundo a professora Simone, o lirismo das narrativas de Carrascoza possibilita aos jovens uma atualização dos próprios sentimentos. “São pequenas peças poéticas que abordam situações cotidianas de maneira densa, mas delicada, permitindo aos alunos reflexões importantes sobre o ser humano e, principalmente, sobre eles mesmos”, afirma Simone.

Durante o encontro, os alunos puderam tirar suas dúvidas sobre as obras e expressar suas impressões ao autor.