FUNDAMENTAL I

Paralimpíadas na escola

Alunos do Fundamental I foram introduzidos a algumas modalidades paralímpicas

Por: Matheus Kruger Crivelari I 30 de agosto de 2021.

Em clima de Paralimpíadas, a equipe de Educação Física do Colégio Miguel de Cervantes propôs aulas diferentes aos alunos do Fundamental I. Os exercícios feitos pelas crianças foram adaptações daqueles disputados pelos atletas paralímpicos em Tóquio. Foi uma atividade repleta de aprendizados. Dispostas em quatro estações, cada uma supervisionada por um professor, quatro modalidades esportivas foram contempladas: arremesso de peso na cadeira de rodas, ciclismo na handbike, goalball e vôlei sentado.

 A iniciativa tem como objetivo primordial demonstrar às crianças que restrições físicas não são limitadoras para a prática esportiva. Os estudantes puderam experienciar atividades relacionadas ao esporte paralímpico e perceber que, com determinação e força de vontade, é possível praticar variadas atividades esportivas. O professor André Marques esteve à frente do projeto.

Para a professora Luciana Melloni Rocco Oliveira, chefe do Departamento de Educação Física, é importante promover esse tipo de atividade no ambiente escolar porque gera “empatia e fomenta valores como determinação e superação”.  Além disso, ainda segundo a professora, se ensina aos alunos “o respeito às diferenças e o reconhecimento das barreiras impostas às pessoas com deficiência”.