SALA DOS PROFESSORES

Carta à Comunidade Cervantina

Por:  Moisés Domingues | 4 de fevereiro de 2019.

Prezadas famílias,

Por motivo de minha nomeação como Diretor de Ensino do Colégio Miguel de Cervantes, venho por meio desta apresentar-me a todos os membros da comunidade cervantina, colocando-me à inteira disposição.

Meu nome é Moisés Domingues, sou geógrafo e pedagogo, mestre em psicologia da educação e doutorando em currículo e práticas escolares na USP – Universidade de São Paulo. Há 32 anos, atuo profissionalmente em ambientes escolares do ensino fundamental à pós-graduação como professor, orientador educacional, coordenador pedagógico e diretor escolar. Continuo sendo o  ‘professor Moisés’.

Penso que, mais importante do que a trajetória, é o sentido atribuído a ela. Por isso, eu gostaria que toda a comunidade soubesse que a minha chegada ao Colégio Miguel de Cervantes é, na verdade, um encontro consciente, que foi amadurecido em projetos convergentes. Ser nomeado o Diretor de Ensino do colégio é a expressão institucional e formal de várias escolhas, todas elas alicerçadas em convicções compartilhadas.

Acho importante destacar que o eixo estruturante do meu compromisso de dedicação integral está, declaradamente, na missão do colégio: formar pessoas felizes e responsáveis, com sólidos conhecimentos e valores, e que possam ser agentes de transformação social, em um mundo globalizado e multicultural. Essa missão também estrutura o meu respeito e integração à cultura e às práticas institucionais do Colégio Miguel de Cervantes

Estimadas famílias, encontro-me totalmente alinhado a essa arquitetura de valores que dá suporte a uma escola de projetos individuais (da pessoa no seu mundo) e coletivos (da pessoa com o seu mundo). A minha atuação será a de me integrar e dialogar com todas as equipes do colégio e, primordialmente, com cada família que aceite o convite para uma boa conversa e um cafezinho comigo, um viajante de longa jornada que, feliz, chegou ao seu destino.

Sinto-me honrado em estar no Colégio Miguel de Cervantes e em poder atendê-las pessoalmente.