1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Apresentação de música e ciranda
Em 21 de março, alunos do 1º ano do Ensino Fundamental recebem músicos para brincar de ciranda

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de março de 2018.

No teatro do Colégio, os alunos receberam as flautistas Tatiane Santos e Milena Miotto, além da violonista Samanta Okuyama, para uma interativa apresentação de músicas folclóricas brasileiras.

Durante o encontro, liderado pela professora de música Cássia Paula Fernandes Bernardino, as crianças aprenderam, relembraram e brincaram ao som de cantigas como Capelinha de Melão, Fui no Tororó, Pai Francisco, entre outras. Com base na canção Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos, as instrumentistas propuseram um jogo coletivo de reprodução do som de trens.

Para Cássia, a tradição oral estimulada por essas cantigas e brincadeiras auxilia no desenvolvimento das hipóteses de escrita trabalhadas nessa faixa etária. “Reconhecendo a importância dos textos de memória e da sonoridade das rimas para o desenvolvimento da linguagem escrita no período de alfabetização, oferecemos a nossos pequeninos um instante prazeroso de sensibilização musical, no qual eles puderam ter contato com cantigas de roda tradicionais, tão importantes em nossa cultura, assim como com suas letras simples, que favorecem a memorização. O contato com os textos dessas canções permite que as crianças se expressem oralmente e graficamente, formulando uma série de ideias próprias ou hipóteses de escrita, ação esta que precede a escrita individual e convencional”, resume Cássia.