ENSINO FUNDAMENTAL I

Posse dos representantes de classe do Ensino Fundamental I
Cerimônia do dia 1º de abril marca o início da representação de classe 

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 3 de abril de 2019.

Durante todo o mês de março, os alunos do Ensino Fundamental I participaram do processo de campanha e eleições para representantes de salas. Tendo em vista os trabalhos realizados nas aulas de tutoria, os quais abordavam as características de um bom representante de sala, os alunos refletiram sobre as atribuições e responsabilidades do cargo.

Sensibilizados pelas leituras dos livros A eleição dos bichos, de Paulo de Camargo (para o 2º ano do Ensino Fundamental), e A eleição da criançada, de Pedro Bandeira (para os alunos do 3º do Ensino Fundamental), os alunos do 1º ciclo desenvolveram suas campanhas por meio das características de cada candidato.

Todos os anos, a partir do 2º ano do Fundamental, os trabalhos desenvolvidos pelas equipes pedagógicas vão se aprofundando de acordo com a faixa etária. O processo e as discussões sobre o exercício democrático são estimulados e têm como objetivo a criação de uma consciência coletiva, autônoma e emancipadora.

As eleições 
De 26 a 28 de março, alunos do 2º ao 5º ano escolheram seus representantes

No dia 28, as últimas salas finalizaram as votações. O processo de votação foi realizado com o programa ApertaQuem, um software livre utilizado para essa finalidade desde 2013, o qual proporciona visualização muito semelhante à de uma urna eletrônica de verdade.

Durante a votação, os alunos digitam o número do candidato. Na tela aparecem a foto e o nome para, só depois, o eleitor confirmar seu voto. O processo é bem rápido e o programa permite que o resultado das eleições saia na hora, pois a apuração dos votos é realizada automaticamente.

A experiência de votar eletronicamente representa para os alunos uma inserção no exercício da cidadania e confirmação da seriedade de todo trabalho desenvolvido durante as eleições.

A posse
Em 1º de abril, no teatro do Colégio, os eleitos participaram da cerimônia de posse, que contou com a presença do diretor de ensino, Moisés Domingues, do chefe de estudos, César Bardillo, das orientadoras Maria Cecília S. Grecco de Marcilio e Denise Maria Milan Tonello, e das professoras Renata Rezende Ghersel Labonia, Karina Teixeira Backer, Daniela Sermenho Ferreira, Patrícia Martinez, Bruna Moreira Montoro e Marlei Sandra de Almeida Ferrara.

O chefe de estudos, César, também cumprimentou a todos e apresentou um vídeo produzido por ele ressaltando as principais características dos representantes, como elaborar propostas para o bem comum, saber escutar e ter empatia.

Na solenidade, o diretor de ensino, Moisés, parabenizou a todos pelas eleições e ressaltou a importância de ouvir os colegas e suas sugestões para representá-los da melhor forma possível.

Na sequência, alunos e professores assinaram o termo de posse.

Ao final o aluno João Pedro Iamundo Camacho fez um pronunciamento: “Olá, senhores diretores, professores e colegas representantes de classe. Estou muito honrado representando meus colegas do 2º C. Ajudarei meus colegas e professores. Eu e Manuela faremos uma classe que respeita. Ajuda e fala e brinca na hora certa.”

Cartazes:


2019 – Cartazes Representantes 2º ano

2019 – Cartazes Representantes 3º ano

2019 – Cartazes Representantes 4º ano

2019 – Cartazes Representantes 5º ano


Representantes de sala do Ensino Fundamental I:
2º A Ana Luiza Benassi Monegatto e Joaquim Picosse Butto – 2º B Ana Laura Cury Picota e Julia Dias Capucho – 2º C João Pedro Iamundo Camacho e Manuela Westphal Sartori – 2º D Bernardo Ferreira Viagi de Arruda Botelho e Isabella Christianini Naccache – 2º E Maria Ramires Buk e Max Guilherme de Queiroz Freire Santos – 3º A André Chamilian De Nigris e Milena Ferro Cavalcante – 3º B Clara Costa Albiero e Rafaela Chamon Leonel da Silva – 3º C Eduardo Jardim e Silva de Carvalho Pagliaro e Valentina Picosse Butto – 3º D Angelina Cardoso de Almeida Parra e Maria Eduarda Pereira Camisa Nova – 4º A Miguel Castro Neves Ipiña (representante) e Lorena Campos (suplente) – 4º B Marcela Mercadante Nunes (representante) e Gabriel Correa Figueiró (suplente) – 4º C Vincenzo Scola Kakazu (representante) e Letícia Zolnerkevic do Valle (suplente) – 4º D Arthur Ghersel Labonia (representante) e Camila Saes Chiofetti (suplente) – 4º E Raquel Isobata de Aquino (representante) e Matteo Console Andreotti (suplente) – 5º A Naomi Noguchi (representante) e Beatriz Trancoso Ferreira Nascimento (suplente) – 5º B Valentina De Mello Sussland (representante) e João Marques Schwartsman (suplente) – 5º C Julia Nascimento Amendola (representante) e Maria Cecília Mendes Galvão (suplente) – 5º D Rafael Pereira de Almeida (representante) e Marina Sícoli Munhoz (suplente) – 5º E Antonio Sícoli Munhoz (representante) e Cristina Iglesias Pérez (suplente).