INSTITUCIONAL

Canguru de Matemática

Em 26 de março, mais de 500 alunos, do 4º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, participaram da atividade

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 4 de abril de 2024.

Nossos alunos se engajaram na prova da renomada competição internacional Canguru de Matemática. Esse evento anual, realizado em mais de 80 países, busca não apenas testar o conhecimento matemático dos participantes, mas também estimular, de maneira envolvente e divertida, o desenvolvimento do raciocínio lógico e das habilidades de resolução de problemas.

A Competição Canguru de Matemática é uma oportunidade única para os alunos colocarem em prática seus conhecimentos matemáticos ao mesmo tempo em que são desafiados a pensar de forma crítica e criativa.

No Brasil, com o lema “Matemática acessível, engajadora e motivadora para todos” a competição é organizada pela UpMat Educacional e administrada pela Kangourou sans Frontières e  já foi realizada ao longo dos anos por mais de 2,5 milhões de estudantes. A prova é elaborada com o objetivo de despertar cada vez mais o interesse pela matemática, incentivando os participantes a explorarem diferentes estratégias de resolução, além de promover um aprendizado significativo e estimulante.

Para a chefe do Departamento de Matemática do Colégio Miguel de Cervantes, a professora Patrícia Campos, participar da competição Canguru é uma experiência enriquecedora que vai além do ambiente escolar. “Ao enfrentarem os desafios propostos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades valiosas, como persistência e pensamento analítico, preparando-os para os desafios acadêmicos e profissionais que encontrarão ao longo de suas vidas”, comenta Patrícia.