ENSINO FUNDAMENTAL II

Encontro com Kelli Angelini
Os alunos do Ensino Fundamental II receberam a advogada para uma conversa sobre o uso seguro e ético da internet

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 17 de setembro de 2018.

A advogada Dra. Kelli Angelini*, idealizadora do Projeto Internet com Responsa, do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), esteve nos dias 17, 18, 19  de setembro no auditório do Colégio Miguel de Cervantes para conversar com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental sobre o uso adequado, seguro e responsável da internet.

A iniciativa do Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Miguel de Cervantes e da coordenação pedagógica do Ensino Fundamental II visa a orientar os alunos sobre o uso seguro da internet e estimular a reflexão sobre o comportamento nas redes sociais.

Dentre os temas abordados, destacaram-se as falas de Kelli sobre cyberbulling, limites da liberdade de expressão nas redes sociais e violação da intimidade na internet. A especialista chamou a atenção dos alunos para a responsabilidade daqueles que compartilham conteúdos ofensivos, mesmo sem serem os autores, e ressaltou que quem não denuncia crimes de cyberbulling também é responsável por eles.

Durante a conversa, Kelli instigou os alunos a refletirem sobre empatia e respeito a valores que devem direcionar a conduta de todos, tanto dentro quanto fora do mundo virtual.

A advogada compartilhou com os alunos o endereço do “Guia Internet com Responsa: cuidados e responsabilidades no uso da internet”. O material foi desenvolvido pelo NIC.br, entidade que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O guia é um dos materiais disponíveis no site https://www.internetsegura.br/. Com uma linguagem acessível e adequada a cada faixa etária, ele orienta e esclarece como aproveitar os benefícios da internet de forma segura e ética.

Para a orientadora do 3º ciclo do Ensino Fundamental do Cervantes, Vivian Cristianini, o encontro foi um marco importante para o reforço das boas práticas já aplicadas aos alunos. “Fazer uso das redes sociais de modo seguro e responsável é um aprendizado que faz parte do projeto de cidadania digital que realizamos em Tutoria no 3° ciclo, e este encontro adicionou informações jurídicas, estimulando a reflexão e complementando o debate sobre valores fundamentais, como a ética, a empatia e o respeito na convivência presencial e digital. Os alunos receberam as cartilhas da Internet com responsa – nic.br e levaram para casa para dialogar com as famílias”, comenta Vivian.

Para Valéria Ribeiro da Silva Graziano, orientadora do 4º ciclo, as facilidades e a disponibilidade das novas tecnologias pressupõem a necessidade de se conversar com os jovens sobre seus os riscos e o uso seu responsável. “É na escola que os jovens devem aprender a usar a tecnologia que está ao nosso alcance. A partir do 4º ciclo, no Cervantes, os alunos iniciam a imersão digital utilizando os notebooks em todas as disciplinas. Entendemos que, principalmente nesse momento, devemos reforçar o cuidado e o uso responsável desse recurso. Para isso, além de outras fontes de informação, trabalhamos com a cartilha Fik a Dik, material do Guia Internet com Responsa: cuidados e responsabilidades no uso da internet. A vinda da Dra. Kelli colaborou para que os alunos refletissem e se aprofundassem sobre as consequências do mau uso da internet”, comenta Valéria

 Ao final do encontro, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas com a advogada.

*Kelli Angelini é advogada e mestre em Direito Civil, gerente do departamento jurídico do NIC.br e CGI.br (desde 2002). Idealizadora do Projeto Internet com Responsa e autora dos Guias disponíveis no site https://www.internetsegura.br/